Mostrar mensagens com a etiqueta estrela. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta estrela. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Janis Joplin Mercedes Benz

"Oh Senhor, porque é que não me compras uma Mercedes Benz?
Todos meus amigos têm porsches,
Eu preciso de ser recompensado,
Trabalhei a vida inteira,
sem a ajuda dos meus amigos
Então Senhor, porque é que não me compras um Mercedes Benz?"
(... a TV a cores dispenso!...)
Não sei o que se passa com os meus mitos! Foram mitos porque a morte os projectou? Foram mitos porque as máquinas comerciais americanas abusaram da minha inocência? Foram mitos porque eu era jovem e sensível?
Sei que os ouço agora e já não sinto a mesma música nem a mesma poesia, sinal que a música e a poesia que eu recebia e sentia não era só deles mas também era minha. Com os anos passados eu deixei passar uma certa juventude de modo que, porque perdi uma certa harmonia em reboliço, por demais que tome as culpas aos riscos da primitiva tecnologia do vinil, a culpa não é minha mas o caso é comigo! Que se lixem os Doors, os Deep Purple, os Stones - é pá! é melhor parar de enumerar! - fica ainda a orelha erecta cada vez que a Janis Joplin ecoa em qualquer lugar, a qualquer hora.
(parto do princípio que quem esticou a leitura até aqui está a ouvir a faixa)
Esta canção atravessou-me o ouvido! No meu parco inglês percebi o pedido. No meu parco inglês cantei muita vez esta canção! Nunca desejei ter um Mercedes! Nunca tive preconceitos por marcas de carros ou raças de burros! O Senhor nunca teria ouvido um pedido destes, primeiro porque era cantado em vão e segundo porque ninguém percebe um palavra do meu inglês. Foi, portanto, por acaso, que me tornei proprietário de um Mercedes! Velho! Note-se! O Mercedes tornou-se no Volks Wagen (carro do povo)! Há Mercedes para todas as camadas! Diz-me quanto dinheiro tens e eu arranjarei um Mercedes à tua medida!

Vinha eu a sair do festival Sete Sóis ou Sete Luas - ou as duas coisas, sei lá, o caso é para mais! - e ao chegar junto da minha viatura constatei que lhe/me faltava a estrela. O GNR circunstante apercebeu-se da minha exaltação e abeirou-se averiguador.
- Deixe lá homem! São jovens! Fazem colecção!
- O Senhor guarda não percebe?! Eu preferia que me tivessem levado o carro e me tivessem deixado a estrela aqui no chão!
O guarda deu meia volta, provavelmente ia buscar o balão. Ao longe ainda lhe gritei:
- Ó senhor guarda! Eu só tenho um Mercedes por acaso!
Gostar das estrelas dos Mercedes e de Janis Joplin não é o meu maior pecado, o meu maior pecado é revelar-me tanto quando a lucidez me deixa a nu! Este blog está mesmo a chegar ao fim! Ao fim e ao cabo!....