quarta-feira, 8 de abril de 2020

Ais pandémicos

(Com inspiração na Cantiga dos Ais de Armindo Mendes de Carvalho e com a entoação dos mesmos ais do Mário Viegas)

Ai agora que isto parecia que ia a correr tão bem
Ai minha mãe que desgraça que se abeirou sobre nós
Ai que não escapa ninguém
Ai o meu pai que é idoso
Ai o abraço que falta
Ai o beijo que é perigoso
Ai estas ruas sem malta
Ai os bares que estão fechados
Ai se não fosse a internet
Ai os velhinhos nos lares
Ai qu'isto é obra do demónio
Ai o que António não promete
Ai o pobre do Marcelo preocupado demais
Ai o Portas que é tão parvo e os outros Tavares também
Ai a senhora da saúde
Ai a gente dos hospitais
Ai o pico
Ai os Açores
Ai o Norte
Ai o Algarve
Ai os aviões
Ai gente que trabalhava com o certinho ao fim do mês
Ai os jogadores da bola
Ai os banqueiros coitados o que farão desta vez
Ai o que será desta gente
Ai que os meninos não tem escola
Ai os pais com os seus filhos
Ai coitadinho de quem está fechado no seu t2
Ai que vão soltar os presos
Ai como é que vai ser depois
Ai gente que tem que andar
Ai que não nos falte o atum
Ai quem nos dá o arroz
Ai a culpa é dos chineses
Ai Deus acuda ao Brasil, à América e à Europa
Ai que desta vez não posso fugir para o Rio de Janeiro
Ai que o maldito nos chega com os ventos vindos de Espanha
Ai que a culpa é do destino
Ai a Itália desgraçada a quem nem o Papa acode
Ai que isto é castigo divino
Ai coitadinho do padre que não pode dizer missa
Ai que dizem que esta porra também já chegou à Índia
Ai Síria, Líbia e Iraque que agora também nos dói
Ai céus
Ai luvas que Deus mas dê
Ai que não me dou com máscaras
Ai que se me acabou o álcool
Ai que eu tenho bebido tanto
Ai que me dói a cabeça
Ai que tenho tosse seca
Ai que não encontro o termómetro
Ai que eu ando tão cansado
Ai que me saiu a mim
Ai mas quando é que isto acaba
Ai como isto irá acabar
- Tudo bem, como sempre só para alguns,
os que sempre usaram máscaras .





5 comentários:

Rogério G.V. Pereira disse...

Depois de tantos ais
Sabes que mais?
Deus está de quarentena
e a Páscoa foi adiada!

Anónimo disse...

Ai a puta da Pandemira, viste-a?

Anónimo disse...

Ai..Ai ....
Dói? Não, é bom dem(ais)...

Manuel Veiga disse...

ai, que somos uma casta de "intocáveis"...

Manuel Veiga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.