domingo, 18 de dezembro de 2022

O teste do berbequim


A imagem mostra o meu primeiro berbequim que se foi abaixo com 40 anos depois de tanto esburacar. Onde se ficou, aí o deixei, sobre o muro da entrada do meu quintal. 

Pensei, servirá para testar se à minha porta só passa gente séria. A ocasião faz o ladrão e, se alguém o levar, além de me tirar o trabalho de o levar para a reciclagem, vai engolir em seco quando verificar que não funciona. 

Pensei também, sempre quero ver se as minhas visitas reparam e se alguma se preocupa e me diz:  é  pá, olha que te deves ter esquecido do berbequim ali no muro de entrada!

Pensei ainda, bem vistas as coisas, o berbequim até fica bem ali, a cena pode até configurar uma instalação pós-pós-pós modernista. Talvez alguém reconheça a minha sensibilidade artística e me valorize a veia.

Mas, ao fim de três meses, nenhum amigo do alheio, nenhum amigo, nenhum olhar atento, nenhum visitante, nem carteiro, fornecedor, cobrador, nenhuma alma se dignou dar a mínima importância ao velho berbequim. 

Eu tinha a ideia de responder com uma, duas ou as três destas razões, consoante  a conta em que tivesse o interlocutor mas é certo que o mais provável é que dissessem: Este tipo é maluco!.... Ou então o mais certo é que pensem  apenas que sou um tipo que deixa a sucata em qualquer lado.

Estou muito confuso: vivo numa rua segura, sem amigos e sem arte.

Pensando melhor, vou dar-me ao engenho e tentar repará-lo. Afinal de contas ele ainda não apanhou chuva e pode tratar-se apenas da necessidade duma afinação das escovas.

- Este tipo é maluco! Mas para que é que eles escreve estas coisas!

Estou muito confuso:

3 comentários:

Tintinaine disse...

Não se vê a imagem!

Pata Negra disse...

Tintinaine já está bem ? Um abraço e boas festas te tenham!

Rogério G.V. Pereira disse...

Então vamos combinar uma coisa assim
Tu mandas-me a tua morada para te enviar uma coisa para ti
se lhe deres o valor que atribuis ao berbequim
mandas então esse mono para mim

Faz de conta que fazemos trocas natalícia