terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Estes três dias


Nós, não discutíamos se estava mau tempo, se era feriado ou tolerância. Não discutíamos quem iria vestido de homem ou de mulher, quem tocava ferrinhos ou concertina, até porque ninguém sabia tocar nada, e a roupa era a que estivesse mais à mão na arca. Nós, não discutíamos se a folia era pagã, cristã, comércio, tradicional ou brasileira.

Nós  íamos e nem o Salazar, nem o Cura, nem o Presidente do Poder Local, estavam num palco de desenho medieval para lhe acenarmos com a graça, as pernas ou a bunda e eles nos verem passar. 

Nós, um dia, demos por nós, no fim da volta do Entrudo, na adega do Lameiras, a comer apressadamente toucinho e chouriço, antes que chegasse a meia-noite.

Cada um passe os três dias, mais um que  a vida, como quiser! Para mim isto é Entrudo! Ontem à noite  alguém abriu a salgadeira, a  adega e dei comigo a pôr umas ligas pretas.

Fomos para a rua. Riem-se de nós, dão-nos um copo, dois ovos, três gargalhadas, gozam, gozamos - façamos a fogueira! - saltamos, vai de folia, vai de folia! Mudam-se os tempos, as crenças, os humores, os carnavais! Eu mudei muito pouco, pensei o que agora escrevo, de ligas, na noite fria. Isto é giro, é divertido, é político, é religioso, é pagão e é... 

Ai as pernas daquela! Ai as minhas ligas! Mas o que eu gosto mesmo no carnaval, porra, digo, Entrudo, é do toucinho! Há Lá! Ramadão! Cruzes canhoto! Mais quarenta dias de Quaresma! É também uma coisa que isto tem de bom, estava mesmo a precisar duma dieta!

3 comentários:

Janita disse...

Comer à pressa gorduranças que aguentassem o jejum, era coisa de miúdos atilados.
Atilados e cumpridores dos preceitos da Santa Madre Igreja. E como a seguir à terça-feira de Entrudo, tanto atilados como malucos, todos sabem que vem a quarta de cinzas, o melhor era seguir o mesmo procedimentos das focas, pois claro.

Gostei muito de ler e da boa disposição também.😊

Tintinaine disse...

Leitões é na Bairrada, cuidado com o facalhão do matador!

Pata Negra disse...

Obrigado Janita. Obrigado Tintinaine. Pelo feedback, realimentação em português.