Aquele que conhece a si mesmo é iluminado...
Aquele que vence os outros é forte...
Aquele que vence a si mesmo é poderoso...
Aquele que conhece a alegria é rico...
Aquele que conserva o seu caminho tem vontade...
Sê humilde e permanecerás íntegro...
Curva-te e permanecerás erecto...
Esvazia-te e permanecerás repleto...
Gasta-te e permanecerás novo...
O sábio não se exibe, e por isso brilha...
O sábio não se faz notar, e por isso é notado...
O sábio não se elogia, e por isso tem mérito...
E, porque não está competindo, ninguém no mundo pode competir com ele.
Lao Tse
Quando recorremos a citações desta natureza ajeitamo-nos interiormente para encaixarmos o nosso carácter na parte que se dá por boa. Não é o caso, no que toca a sabedoria vou pelas palavras dum amigo que foi mais longe que Sócrates (falo do verdadeiro):
"Só sei que nada sei e foi porque mo disseram"
12 comentários:
e o pouco que aprendeu foi porque não era surdo...
Porque andamos sempre a prender, uma chapelada para sua majestade.
Abraço do Zé
... aprender - claro.
Senhor Leitão filosofando sempre...gosto de ver isto...me divirto muito sempre que venho aqui arejar minhas idéias. Bons ventos o iluminem senhor Leitão.
Abraço
Alda
O homónimo de Sócrates não diria que nada sabia, antes se poria a debitar estatísticas favoráveis do seu Governo!
Pata Negra, Pata Negra
gostas de filosofar,
bons ensinamentos mostras
a quem quiser aceitar.
A humildade, meu amigo,
é a grandeza interior
pois quem tem mesmo valor
não olha para o umbigo.
Neste País recessado
só encontras grande gente
a dizer por todo o lado
que já ninguém lhes faz frente.
E o povo, Pata Negra,
cada vez mais amochado.
Pata Negra, Pata Negra
eu vivo desconsolado.
Majestade:
"só sei que nada sei e foi porque mo disseram "
Deixe que lhe diga eu :
Quem está deste lado vê-o claramente retratado nas palavras de Lao Tse.
E agradece que partilhe pelo reino tais palavras de sabedoria e integridade.
Um beijinho amigo deste reino de sabedoria.
Maria
Saudades e alegria por te ver em grande forma!
Grande abraço amigo Pata!
E ainda havia um outro "amigo", que anda por aí, que era a antítese deste. Tinha sabedoria a mais, exibia-se, fazia-se notar e auto-elogiava-se. É por isso que não tem mérito.
Saudações do Marreta.
Sempre ouvi dizer que o diabo sabe muito, não por ser diabo mas por ser velho. Com o tempo e se estivermos atentos temos muito o que aprender.
Cumps
Majestade.
Sei que este texto está fora do contexto mas julgo que Sua Alteza o apreciará. Afinal são só duas ou três linhas...
Um seu criado.
"O sistema educativo não estava famoso, mas não precisava, Senhora Ministra da Educação, de aparecer para estragar o resto!
Vem, V/ Exa., perguntar agora o que estão 30 professores a fazer numa sala de professores?
Sabe que também me coloco (e coloquei aqui) essa questão muitas vezes? E sabe o que estão lá a fazer?
O que V/ Exa. mandou: a cumprir horário!
Não aumentou a carga horária dos docentes?
Esqueceu-se, foi?
Tal como as utilíssimas «aulas de substituição» em que V. Ex.ª coloca um professor de Matemática a substituir um de Educação Física e vice-versa.
V/ Exa. Manda e os professores obedecem! Não têm alternativa, não é verdade?
Pode, portanto, V/ Exa. orgulhar-se dos resultados obtidos!
Eles são a consequência da sua «reforma»!
Mas não se preocupe pois vão piorar! Com o escabroso Estatuto da Carreira Docente que V/ Exa. inventou, os resultados só podem evidentemente piorar! Nenhuma reforma, nunca, se conseguirá impor por decreto-lei nem contra a vontade da maioria dos envolvidos!
Os professores, obedientemente, cumprem e cumprirão sempre as suas ordens! Contrariados… muito contrariados… mas cumprirão! Não lhes pode é pedir que, apesar de tudo, as cumpram de sorriso nos lábios, felizes, contentes e totalmente envolvidos com as suas orientações! Não há milagres!
Cumprirão e ponto final! Que é o que V. Exa. quer?
Não se pode, portanto, queixar.
Continue a mandar assim e verá a tal curva de crescimento em queda absoluta.
É que não pode V/ Exa. exigir que se cumpram 35 horas de serviço na escola e se venha para casa preparar fichas de trabalho… apontamentos… actividades…estratégias… visitas de estudo… grelhas… avaliações… relatórios… currículos alternativos…programas adaptados… trabalhos em equipa… etc.… etc.… etc.•
V/ Exa. Tem família?
Saberá, porventura, o que é a dor de um pai que se vê obrigado a negligenciar a educação e o crescimento do seu próprio filho para acompanhar os filhos dos outros?
Esquece V/ Exa. Que os professores também são pais?
Também são pais, Senhora Ministra! Pais!
Que estabilidade emocional pode um professor ter se V/ Exa. resolve, 30 anos depois de Abril, impedir os professores de acompanharem os seus próprios filhos ao médico … à escola… aos ATLs?
Não têm os pais que são professores os mesmos direitos dos outros pais?
Conhecerá V/ Exa. a dor de uma mãe que se vê obrigada a abandonar o seu filho, prometendo-lhe voltar dali a uma semana?
E quer V/ Exa. motivação natural?
Com a vida familiar desfeita?
Não é do conhecimento público que os professores são os maiores clientes dos psiquiatras?
E que é entre os professores que se encontra a maior taxa de divórcios?
Porque será, Senhora Ministra?
Motivação?
Motivação, como? Se V/ Exa. obriga os professores a fazerem de auxiliares de acção Educativa?
Motivação, como? Se V/ Exa. obriga os professores a estarem na escola mesmo sem alunos? Motivação como se V/ Exa. obriga a cumprir 35 horas na Escola mesmo não tendo esta os meios essenciais para que se possa trabalhar.
Motivação, como? Se temos que pagar fotocópias, tinteiros para as impressoras da Escola…canetas… papel?
Motivação, como? Se o clima é de punição e de caça aos mais frágeis?
Motivação, como? Se lava as mãos como Pilatos e deixa tudo à deriva passando toda a responsabilidade para as escolas?
Não é função de V/ Exa. resolver os problemas?
Não seria mais produtivo trabalhar ao lado dos professores?
Motivação, como? Se de cada vez que abre a boca para as televisões fá-lo para tentar virar toda a sociedade portuguesa contra a classe?
Motivação, como? Se toda a gente percebe que o seu objectivo é dividir para esfrangalhar a classe e poupar uns cobres?
Quer lá V. Exa. saber da qualidade do Ensino para alguma coisa!.... Quer é poupar!
O que vale é que por todo o país a opinião pública – e principalmente os Pais – já se estão a aperceber disso.
Motivação, como? Se V/ Exa. tem feito de tudo para isolar os professores dos alunos, dos pais, dos Sindicatos, da sociedade em geral?•
E fica V/ Exa. admirada com os resultados?
Não eram estes os resultados que esperava obter quando tomou posse e iniciou a sua cruzada contra os professores?
A sua estratégia é a mesma daqueles professores que V/ Exa. acusa de não estarem preocupados com os resultados escolares dos seus alunos.
Sabe, Senhora Ministra da Educação?
O sucesso não depende do manual… como não depende de decretos-lei!
O sucesso depende do envolvimento que o professor consegue com os seus alunos!
Depende da capacidade de motivar! Depende da capacidade de o professor ir ao encontro dos interesses dos seus alunos.
Depende da relação professor-aluno! - a tal que V/ Exa. queria que fosse avaliada por alguém de fora da escola!
A mesma que, se fosse feita a V/ Exa., daria nota zero.
E, já agora, Sra. ministra, já que a esmagadora maioria (quase totalidade) dos seus colegas de governo são reformados – alguns 2 vezes – siga-lhes, por favor, o exemplo.
Eu não me importo de trabalhar até aos setenta se V. Exa. se reformar já - mas da política!
Pode ser?"
Dizes aqui grandes verdades Rei dos Leittoes.
A humildade é a nobreza e o brilho dos que são grandes. Não é o caso dos nossos governantes, nem dos anteriores aos nossos governantes. Há que inverter a tendência. A solução está nas nossas maõs.
Quanto ao comentador Alberto Cardoso informo que tenho o meu blogue dedicado ao tema escola versus igualdade de oportunidades. Poderá participar se quiser.
Enviar um comentário