segunda-feira, 16 de abril de 2012

Sabem o que é um paquímetro?

Reforma Curricular anual acaba com a Educação Tecnológica. A reforma do ano que vem acabará com a Educação Moral e Religiosa?!

Para se ter futuro num país de diplomados é indispensável  saber a forma resolvente, saber que o Carlos Maia tinha uma relação incestuosa com a irmã, o nome das peças do microscópio, que a pequena área de um campo de basquete tem de ter três por três e saber, pelo menos, dizer "assim seja" em hebraico e "sim" em inglês. Num país que compra tudo feito não tem interesse distinguir um martelo dum paquímetro, até porque essas coisas nos apartamentos provocam manchetes no Correio da Manhã:
- Atirou martelo contra o televisor quando o professor dizia "mais grave que os despedimentos é não haver emprego".
- Marido fere mulher quando lhe media o dedo mindinho com um paquímetro.

Para que raio queria ele saber a medida do dedo mindinho? Ainda bem que eu sei o que é um martelo!
Estou a ser porco!? Não, não tenho nenhum problema de Educação, estou só a lembrar-me duma porca! Sabem o que é?! E um paquímetro?! Não, não é aquela coisa onde se põem moedas para o estacionamento!

10 comentários:

O Puma disse...

Sei de semáforos

e nunca entendi

porque se pára no vermelho

maceta disse...

estás a querer ( duvido...) dizer "perclise", mas está bem, entende-se o subliminar...

abraço

Anónimo disse...

Perclisse (com 2 esses) ou craveira conforme a região do país. Construído com base no nónio do português Pedro Nunes (não fui pesquisar à Net). Também sei do Carlos da Maia e das outras coisas todas. Também sei que o marido da porca é o parafuso.

salvoconduto disse...

O que esta gente sabe!.. Ainda bem que frequento o teu blog, para mim paquímetro era o aparelho com que o Paquete de Oliveira analisava as reclamações dos espectadores da RTP e Martelo sempre me disseram que é aquele professor que é do Braga que vai aos jogos e bebe uns copos com o Júlio Magalhães que é do Porto. Essa de atirar com o Martelo à televisão deixa que te diga que é preciso ser muito mauzinho, a mim a ideia já se me atravessou nos olhos mas sempre pensei no sapato, bem vistas as coisas é aquilo que tenho mais à mão. Brigadinho.

do Zambujal disse...

Boa! Como os comentários! Bons!
Ricas frequentações. Deve ser do ParquEscolar que boscências frequentam.
E com que que mede um paquiderma, ou seja, a derme de um proboscídeo ou trombudo?
Quem é que me empresta um martelo, ó caetano?

Zé Povinho disse...

Que raio de adivinhas são estas a que só os mais velhos é que sabem responder? Eu coloquei este texto à frente de dois miúdos recém entrados na faculdade e népias...
O Pedro Nunes dá voltas na tumba mas as coisas são mesmo assim.
Abraço do Zé

Cabo Sete disse...

O que é um paquímetro?
Pensemos um pouco: se um voltímetro (é um aparelho que) mede volts, um quilómetro, como sabemos, mede quilos, um termómetro mede termos (ou termas, é igual), se um hidropiesmómetro mede, manifestamente, hidropiesmos e um quinisímetro mede quineses então um paquímetro só pode medir paques. E o que serão paques? Ora Pâques, em francês, significa Páscoa. Então, quando falamos em paquímetro estamos perante um galicismo e estamos a falar de um aparelho que mede Páscoas. Confesso que não faço a menor ideia da vantagem de ter um paquímetro. A meu ver isto devem ser, ainda, reminiscências da Revolução Francesa…
Mas vamos ao que interessa e o que interessava, neste caso, era esclarecer o que é um paquímetro e eu acho, modéstia à parte, que consegui.

samuel disse...

Poste de alta craveira...

Abraço.

maceta disse...

o cabo sete ( ou fasquiado sete ?)tem cá uma bagagem...

Cabo Sete disse...

Quando era puto havia na minha aldeia um fulano que era pedreiro e paneleiro, conhecido pelo "maceta". Assisti muitas vezes os mais velhos, no fim de um dia de vindima ou de apanha de azeitona, já com um copito, na brincadeira, dizerem que um ou outro também era maceta. O atingido fingia-se zangado e era risota geral.
Não sei bem porquê, lembrei-me agora desta história...