domingo, 6 de maio de 2012

Mães há muitas

Enquanto os nossos pais faziam o" sol a sol" por conta dum patrão, as nossas mães tratavam da comida, da roupa, da horta, da seara, da eira, do celeiro, das compras, das vendas, do ror de cabeças de gado, da catrefa de filhos, de tudo. Quando nos perguntavam a profissão da mãe, nós respondíamos: doméstica.
A minha era uma mulher sabida da vida porque ficou orfã de pai aos quatro anos e de mãe aos nove e os irmãos fugiram para o Brasil. A tua era uma mulher sabida da vida porque ficou orfã de mãe aos três dias e o pai desapareceu para o Brasil. De tão iguais que eram na vida, na sorte, na prole, na sabedoria e na humildade, talvez, sem sabermos, nos tenham unido para que tu fosses a mãe dos meus filhos.
Só que agora os tempos são outros: sou eu que faço tudo e tu só fazes compras e conversas com as amigas.
"- Mas que merda de história vem a ser esta?!"
- Não escrevas o que eu não disse, eu perguntei: "mas o que é isto?!"
- Pois, mas isto é uma técnica que agora eu utilizo para evitar que outras pessoas utilizem as minhas histórias. Se eu escrever "merda" ou coisa parecida, a história fica borrada e já ninguém se vai servir dela ou apreciá-la como "bonita!...". Não gosto que adjectivem as coisas com "bonita!...". Penso sempre que se estão a referir a ti!
- Bonito!
- Cala-te mãe! O blogue é meu e eu é que mando nele!
- Estás bonito, estás!
- Hoje é dia da mãe?!

5 comentários:

M A R I A disse...

O meu Rei falando de mãe, de mães...
Uma das memórias mais bonitas da imagem de uma mãe, é a da mãe anónima ( e acredite não é do seu arsenal de anónimos que estão mais para pai tirano :-) ) ninando um filho, cantando para ele dormir..

Faça o favor de não me contrariar dizendo que não senhor que a imagem por excelência maternal é o acto de alimentar o bebé recém nascido ao peito.

Ok, até pode ser um deles, mas Vossa Mejestade já cresceu, exclua esse .

Fiquemos com o canto : pode ser este ?http://www.youtube.com/watch?v=VlwVu9_IvjM&feature=colike
ou
http://youtu.be/wmObT8HhLS0

Um beijinho sempre amigo

(venho sempre pelo seu reino, tarde,
cheguei tão tarde que procuro
lê-lo em silêncio para não
o acordar a si e aos seus )

Maria

Zé Povinho disse...

Sem discursos bonitos, que isso pouco diz, eis que se recordam aqui as mães, e isso é norma pelo menos neste dia.
Abraço do Zé

jrd disse...

Pois! Mas uma mãe porca é uma mãe linda!

Abraço

Kruzes Kanhoto disse...

No ano há apenas um dia da mãe. Todos os outros serão dos filhos. Deve ser por isso que chegámos a este estado...

Mar Arável disse...

A minha detesta o dia que o comércio inventou

Somos três irmãos
mas neste dia para a nossa mãe
nem uma flor

Nós respeitamos a nossa

Abraço amigo