terça-feira, 2 de abril de 2013

Plano nacional de prevenção do suicídio?!


Caí na notícia por acaso e afiei a curiosidade para tentar perceber em que raio é que consiste um Plano nacional de prevenção do suicídio. Ao fim das primeiras linhas apercebi-me de imediato que se tratava de mais um daqueles planos nacionais que servem como entretenimento para alguns egos bem vestidos e bem falantes e para estudos de doutoramento.
Não me custa muito adivinhar que nos tempos de tv aparecerão senhoras de colares brilhantes, que nunca viram um corno à frente dum problema, a dizerem que é um problema que nos deve preocupar a todos e uns doutores deprimentes a defender o aumento do preço das cordas.
Na fase seguinte, aparecerá a versão política da medida e o justiceiro Paulo Portas, depois de contar até três, rematará defendendo a pena de morte e o corte do rendimento social de inserção para aqueles que forem apanhados a suicidar-se e o beato Passos Coelho deverá dizer que o suicídio é uma "oportunidade" para uma nova vida.
Mato-me? Não! Mas o desaparecimento desta gente contribuiria muito para aliviar a minha depressão!

12 comentários:

Meg disse...

..."Reforço de barreiras nas pontes"??? Para evitar suicídios???Li bem???
Estamos entregues a um governo de canalha!
Um abraço

Kruzes Kanhoto disse...

Aumento do preço das bebidas alcoólicas como forma de prevenir o suicídio?! Deve ser para acabar com as bebedeiras de caixão à cova!

Olinda disse...

Aqui anda maozinha da igreja.E uns dinheiritos da CEE.Isto anda tudo ligado

Rogério G.V. Pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rogério G.V. Pereira disse...

Uma equipa de jovens investigadores
descobriram um nó que não corre... acompanha a façanha um relatório cientifico onde se documenta que em 100 enforcamentos tentados, 92 saíram falhados... O Ministro Álvaro considera que com esta taxa de sucesso o suicídio terá um elevado retrocesso..

Zé das Fisgas, triste, disse...

Esta informação do Rogério Pereira é deprimente. É que um suicida, por enforcamento que se preze, deve estar munido de um lubrificante como, por exemplo unto, cebo, vaselina, azeite extra virgem ou até de uma embalagem de manteiga magra (por causa do colesterol) ou de margarina (a Planta é boa para isso). Se não, está sujeito ao fracasso e à chacota geral: é um falhado, dirão todos.
A direcção-geral de saúde é que, no se afã de contrariar a vontade individual dos cidadãos, e no âmbito do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio, recomenda o aumento do preço das bebidas alcoólicas, novas regras para o uso de armas, a redução do consumo de benzodiazepinas e o reforço de barreiras nas pontes.
Vá lá, não se lembraram do unto e similares se não o pessoal estava tramado. Mas se reparamos bem nas recomendações da direcção-geral de saúde (a propósito: o Estado aplica ou não o Novo Acordo Ortográfico) abriram várias janela de oportunidade para os potenciais suicidas pois não refere uma linha acerca dos herbicidas, fertilizantes e afins usados no campo, não recomenda entaipar todas as janelas acima do 1.º andar, não proibiu a circulação de metros, comboios e camiões TIR nem o acesso à Praia do Guincho e dezenas de outras de características semelhantes.
Daqui resulta que a direcção-geral de saúde, como todos percebem é, em si, um disparate pegado, e as recomendações do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio são tão estúpidas que devem ter sido elaboradas por pessoas mentalmente diminuídas e, por isso, sem noção do ridículo.
Entristece-me e revolta-me que estejamos entregues aos ditames dum bando alargado de inaptos.

O Puma disse...

Não há morte nem princípio

mas o despejo do desgoverno
deve mobilizar o país

Judite Castro disse...

Ainda não entendi: o porquinho lá em cima suicidou-se ou atirou-se para uma bela banhoca?
Um verdadeiro Plano nacional de prevenção do suicídio incluiria, prioritariamente, trabalho e salário para todos, um serviço nacional de saúde gratuito, médicos de "saúde mental" acessíveis e sem burocracias para todos, etc., etc., e todos os Et cetera que todos nós sabemos

José Lopes disse...

A tentação de diminuir o SMN faz parte do plano de prevenção do suicídio, pelo menos na óptica de Passos Coelho...
Cumps

Zé Povinho disse...

Mais um plano para dar "novas oportunidades" à clientela que é mais do que muita...
Abraço do Zé

Manuel Veiga disse...

... e assim se chega ao Céu. em primeira classe.

abraço

maceta disse...

Pata, Rei...
se esta cambada do c... desaparecesse para os quintos do inferno acabava a depressão.

abraço