quarta-feira, 26 de abril de 2017

O 25 de abril e o ouro de Fátima


Excertos da entrevista ao Correio da Manhã de 23/04/217, do padre Luciano Guerra, Reitor do Santuário de Fátima entre 1973 e 2008.

"
...lembro-me de, em certa altura, ter tido conhecimento de que Otelo Saraiva de Carvalho teria falado, numa reunião do COPCON, na possibilidade de se nacionalizar os tesouros das catedrais e que o objetivo seria chegar ao ouro de Fátima. De facto, naquela altura, o Santuário tinha bastante ouro, muitos quilos de ouro.
...
Coloquei-o em caixas, em várias caixas, e, com a ajuda de uma pessoa de confiança, enterrei-as. E lá se mantiveram até à altura em que considerámos que já não havia qualquer ameaça de nacionalização ou coisa do género. 
...
Pois… Aconteceu uma história curiosa, que nem sei se deve contar-se. Quando fomos desenterrar as caixas do ouro, não me aparecia uma caixa. Fiquei preocupadíssimo, como é natural, e fiz um plano de escavações em dois ou três lugares possíveis. Tive de ir tratar de um assunto urgente à Câmara e deixei dois homens a escavar, sem lhes dizer porquê. Quando regressei encontrei-os sentados a contemplar o ouro, já que a caixa tinha-se aberto com uma pancada da picareta. Falei com eles e combinámos nunca se falar disto a ninguém, e não se falou. Aliás, é a primeira vez que falo disto e os homens que me acompanhavam, que já não estão entre nós, respeitaram exemplarmente o acordo.
"

Questões que deixo:
- Qual seria a origem deste ouro? Teria sido trazido do Céu, em alguma aparição, para distribuir pelos pobres? Ou teriam sido os pobres que o ofereceram à Virgem para Ela levar para o Céu? Nesse caso, pergunta-se, para é que pode servir ouro no Céu? 
- Será que um dos objetivos do 25 de abril era devolver o ouro de Fátima ao povo? Não acredito mas lá que era bem feito era! Para que raio quer uma Igreja que se diz dos pobres ter tanto ouro em caixa? 

1 comentário:

Sérgio Ribeiro disse...

QUE DOCUMENTO!
Se essa entrevista não for desmentida pelo sr. Luciano Guerra e se o crime não prescreveu, pergunto se a PGR e a AF não deviam actuar?
E muito te agradeço pela informação do que o CdaM publicou!
Um grande abraço de admiração deste comentador, quase envergonhado por tão escasso apoio te dar ao inestimável trabalho que estás a fazer tão corajosamente.