quarta-feira, 27 de março de 2019

Em nome do Pai, do Filho e do Novo Banco


"Em nome do Pai, do Filho e do Novo Banco" é assim que se benze agora o povo crente, o povo que acredita que é assim que se vai lá, ao futuro melhor. É assim que o povo se conforma em nome da Santa Estabilidade Financeira. Mário Centeno passou de abade a bispo por venerar essa santa e não deixa de a invocar. 

Mas o que é afinal a Estabilidade Financeira senhor ministro? 
- É um processo em que as contribuições dos pobres cobrem os desvios financeiros cometidos por uma dúzia de figurões de renome. Esses figurões não se satisfazem com os milhões desses desvios, para os camuflar exibem chorudos rendimentos de gestores, não só da banca mas também de empresas do setor público e privado, de cargos políticos e de património herdado. 
O banquete é deles, bailam entre cargos, entre cidades e aeroportos, trocam de par, dançam a ronda no pinhal do rei.

Senhor ministro, não vale a pena estar sempre a pôr o milho na arca se não se puser uma porta no celeiro. Se não tem carpinteiro para a fazer nem ferro para o cadeado, mais vale dar o milho aos frangos que é para os ter que o povo trabalha as sementeiras.

Ou será o senhor ministro apenas mais um desses figurões? Sou levado a acreditar que sim, caso contrário não o teriam posto como pastor da moeda alemã!

2 comentários:

Zambujal disse...

Excelente, excelência!
Posso partilhar?

Pata Negra disse...

Zambujal: ora essa!