sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Parábola para quem consegue ler mais de duas linhas

A primeira razão daquela civilização era mudar a face da terra, o que significava torná-la plana, eliminando os vales e os montes. Passara o tempo das pás e picaretas e o desenvolvimento trouxera escavadoras, giratórias, niveladoras, cilindros, camiões e outras poderosas máquinas de terraplanagem.

A Terra Plana resultara duma associação de outras empresas da Zona Centro e era a sociedade que dava cartas aos territórios vizinhos. Pela sua ação, povoações que outrora se debatiam com as agruras do relevo, locomoviam-se agora confortavelmente por todo o lado, excepto, claro está, pelos vales e  montes que iam deixando de existir.

A Mexe Terra era uma pequena empresa da Zona Sul e não dormiu enquanto não conseguiu um tratado de união com o seu sucesso de referência, a Terra Plana. Para lá dos donos, os mais civilizados, também os seus trabalhadores deitaram foguetes e deram vivas a máquinas novas que chegariam, a novas condições que os igualariam aos centrais e, sobretudo, à visão futura da imensa planície em que iriam transformar a sua terra.

A Terra Plana dotou-a, de facto, de máquinas melhores mas eram as usadas que já não lhe serviam, forneceu-lhe financiamentos para algumas movimentações de terras de interesse central mas aumentos de rendimentos? "nem pensar! porque é precisamente nos baixos salários que vós sois bons e, atenção, o mármore é para nós e o mar é nosso!".

Chegados ao presente, os trabalhadores da Mexe Terra vão reconhecendo o engodo e questionam os patrões mas estes, que apesar de tudo melhoraram os seus meios de locomoção e gozam de prazer quando se sentam à mesa com os maiores do Centro, respondem-lhes com a impossibilidade de sobreviverem fora da Terra Plana, com a necessidade da construção do caminho único como forma de tornar lisa e suave a face das terras do Sul.

Será já no futuro que os filhos dos operadores das máquinas e todos os sulistas, apercebendo-se da infertilidade da terra movida e que a vida não tem jeito nenhum sem montes e vales, tomarão o poder apropriando-se das máquinas para abrir vales e erguer montanhas.

É provável que ainda vão a tempo, pena que o profeta já tenha morrido.

Patrão da Mexe Terra preparando-se para assinar a entrega da sua empresa e o futuro dos seus trabalhadores à Terra Plana.

2 comentários:

Zambujal disse...

vou na 2ª linha (:-))...

O Puma disse...


Meu caro
estás a esbanjar palavras