domingo, 30 de abril de 2023

As guerras deviam de servir de lição para não se fazerem outras

 Éramos putos quando foi a guerra do Vietname, eras fã de tudo o que era americano, discutimos muito a estupidez da guerra. Depois de tanta noticia só dum lado, de tantos filmes, reconheces, agora, que os USA fugiram de lá com o rabinho entalado.

Achaste a guerra do Iraque da mais elementar justiça, discutimos muito e agora concordas que foi uma estupidez.
Entusiasmaste-te com o bombardeamento da Líbia mas agora também pensas que se criou um grande problema.
Apostaste tudo na derrota dos taliban mas já percebeste que os USA perderam a guerra.
E poderíamos falar da Jugoslávia, da Síria, da Palestina...
Ou das guerras eminentes com o Irão, na Coreia ou no mar da China...
Quem não se baixa à América, quer guerra!
Ao fim de tantos mortos, de tanta destruição, nunca conseguiste dizer-me: tinhas razão pá!
E queres agora discutir comigo a guerra Nato-Rússia que ocorre na Ucrânia?!
Vai-te encher de moscas pá!

6 comentários:

Janita disse...

Desculpe a minha ignorância... Está a falar com/ou, para quem?


Bom domingo, PN!

Rogério G.V. Pereira disse...

Olá, meu caro.
Que paciência a tua
manter tal diálogo!
Eu não perderia tanto tempo
e teria manda-lo encher de moscas
muito mais cedo!

Bom domingo!

Tintinaine disse...

Guerra seja ela qual for é sempre má. E só é aceitável se for para nos defendermos, em caso de ataque.

Pata Negra disse...

Janita, estou a falar para o vazio. Talvez como personagem assumida dum reino suíno, esteja a falar para um imaginário que de facto existe, diluído, entre conversas de café, supostas opiniões e opiniões que desconsideramos por não partirem duma leitura consistente da realidade!
Já me fazem falta as tertúlias em que se falava de tudo sem preconceitos em que toda a gente estava sujeita a poder mudar de opinião. Estamos num tempo em que até os mais ignorantes só têm certezas.
Muito obrigado pela presença assídua Janita.

Pata Negra disse...

Rogério, em Lisboa podes ignorar as moscas, no campo não. E então, quem não tiver rabo nem for de zum zum, está lixado!

Pata Negra disse...

Tintinaine, a guerra é a manifestação mais concreta do topo da estupidez humana!
Muito obrigado por passares pelo Reino!