quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Este texto é para ti que não sabes ler

Vota sua besta!
Dá voz aos cinzéis que apunhalaram o século findo de cinzento,
Canta e ergue os hinos e bandeiras que condenaram à miséria os teus avós.
- A fome fez-lhes bem! - dirás.
- Não comeram coisas que lhes fizessem mal!...

Tu que és a raça pura duma pátria inventada e não queres cá misturas,
Besta seduzida pela palha adulterada que faz esbracejar Ventura,
Carrega a albarda que não podes ver porque estás sob ela, 
Exibe o teu geosaber com os nomes das cidades dos grandes clubes da bola,
Gaba-te de não leres, de odiares a escola e de ignorares o que se passa à tua volta,
Baba-te no crédito que isso dá à tua opinião!
- Tenho esse direito, não?
Perguntas tu, num espasmo de direito democrático à revolta. E claro, não precisas de dizer, o mais grave disto tudo é o Rendimento Social de Inserção!...

Tu, cuja alta cruz só te permite olhar para baixo no Natal, 
Serve-te do boletim para fazeres a cruz em que queres ser crucificado,
Abre às pazadas  a cova da ignorância em que vais ser enterrado.
 - Não digas a ninguém! O voto é secreto!...
Consola-te enquanto limpas o rabo e goza enquanto contemplas aquilo que fizeste, 
Orgulha-te do resultado de teres tido razão:
- Eu bem disse que os gajos iam subir outra vez!
As tuas capacidades de vidência são uma ternura.
 
Tu, tu, tu e tu, tu aí, tu e tu também! 
Eu não me importo de morrer antes de ti só para não viver o monstro protofascista onde a tua consciência vai desaguar.
És uma besta! Uma besta tal que não se reconhece como tal!
 
Conheço-te muito bem, tu cá, tu lá! 
Não me dês palmadas no dorso! Animal és tu! Eu sou da humanidade!
- O futuro é bom se for como o passado mas uso aquele champô novo que dá na televisão!
Pois, está explicado o estado da tua cabeça. Se houvesse medicina da consciência, para começar, recomendava-te que trocasses o aparelho por cânhamo e que lesses o Escuta Zé Ninguém. 

-Vai bardamerda pá! Não é por escreveres uma cruz que sabes ler!

4 comentários:

Janita disse...

Posso pedir-lhe um favor? Gostaria que viesse aqui ao meu ouvido dizer-me em que Partido vai botar a sua cruz. É que tanto insulto assim gritado aos sete ventos, deixa uma pessoa a pensar que está no meio de gente que vive numa plataforma sem mácula nem pecado...Dê-me lá a mão e deixe-me subir até ficar ao seu nível. Mesmo sem coroa de oiro e nem de louros, quanto mais.
Bolas! O que vale é que no final de cada ensaboadela temos uma imagem que nos faz rir, se não saíamos daqui derreados...

ematejoca disse...

Deixo os insultos, mas levo o cartoon.

Pata Negra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pata Negra disse...

Devo a referência ao mote de inspiração.

Insultos com cem anos:

Destapa a tua decência, o teu imoral pudor!
Albarda te em senso! Estriba-te em Ser!
Limpa-te do cancro amarelo e podre!
Do lazareto de seres burro!
Desatrela-te do cérebro-carroça!
Desata o nó-cego da vista!
Desilustra-te, descultiva-te, despole-te,
que mais vale ser animal que besta!
Deixa antes crescer os cornos que outros adornos da
Civilização!