quarta-feira, 18 de abril de 2007

Chega! Pobre Sócrates!

O Primeiro andava protegido pelas depravações dos seus ministros e eis senão quando toda a malta desata a bater no seu histórico académico.
Cabisbaixo pelas nódoas negras que o seu Conselho inteiro me tem infligido, há dois anos a esta parte, eu próprio aproveitei a oportunidade e o ritmo para dar uns socos nas suas habilitações mas eis senão quando me bateu a consciência. Quem não tiver uma mancha no seu currículo – um copianço, um exame fácil, um erro administrativo – que atire a primeira pedra!
Definitivamente a blogosfera é um novo poder, a par com outros poderes similares e faz estremecer as gentes do poder. Tenho verificado, nestes últimos dias, que o número de visitas dos blogs que atacam Sócrates é substancialmente superior aos que o ignoram. Com esta despudorada ofensiva corre-se o risco do Poder, ofendido, procurar formas de limitar a liberdade que nos tem alimentado.
Proponho para encerrar o caso e salvar a face, que em vez de Engenheiro Sócrates nos passemos a referir à personagem como o Sócrates engenheiro – desta forma tiramos-lhe o título e salvamos-lhe o engenho.
Imaginem, que o governo cai com os sopros tempestuosos da blogosfera, o que acontecerá a seguir? Haverá eleições no país, e depois?
Sejamos pragmáticos, este é o país que acaba de eleger Salazar num concurso e que em trinta anos de democracia nunca conseguiu experimentar senão tinto ou branco, senão PS com D ou sem D.
Aguentem-me o homem! Agora que lhe começamos a conhecer o jogo e as fraquezas, joguemos com ele a nossa sobrevivência como cidadãos menores, mas não lhe concedamos uma nova vitória que o faria ainda mais Sócrates! Nem sonhem com o Marques Mendes, que para os mesmos propósitos nos obrigaria a estudar novas formas de luta e reacção, novas receitas!
Sócrates foi aluno na Independente – Mendes foi professor!
- Fócrates! Fendes!
A revolução faz-se em cada um, em cada blog!

3 comentários:

Anónimo disse...

Reconheço que há muito discernimento e alguma verdade naquilo que dizes. Apenas discordo num pormenor: se o Sócrates "cair" haverá eleições mas o PS não o escolherá para candidato porque estará desacreditado aos olhos dos eleitores, mesmo dos menos informados. Não lhe perdoarão o a mentira. Mas também é verdade que o Marques Mendes não é alternativa. Basta ao PS encontrar um candidato não "socrático", que os tem, e "vendê-lo" como muito bom e ganhará as eleições. E o novo PM irá escolher uma equipa nova. Nenhum dos actuais ministros fará parte do novo Governo. A dúvida é:e que políticas implementará essa nova equipa?

Pata Negra disse...

Concordava contigo, quando reli o escrito tive tentado a emendar a pena! Mas agora que leio o teu comentário, para não dar parte fraca, encontrei argumentos para a minha teoria:
Santana caiu,foi a votos e só não venceu por que não teve o apoio nem do capital, nem da comunicação social! De resto, estou certo, que a situação do país seria a mesma!
Sócrates deixou de marcar a agenda da comunicação social, e está a aproveitar o caso para se armar em vítima!
- Nós sabemos que isso quase sempre resulta!

Anónimo disse...

"...para não dar parte de fraco..." encontraste argumentos para contrariar a minha «teoria» Li, reli e treli esta parcela do teu texto. Não queria acreditar! Não quero acreditar! Oh desilusão das desilusões. Afinal não és diferente dos outros que temos vindo aqui a criticar. E como isso dói...