segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Funcionamento do mercado de acções

Estava-se no Outono e os índios de uma reserva americana perguntaram ao novo chefe se o inverno iria ser muito rigoroso ou se, pelo contrário, poderia ser mais suave. Tratando-se de um chefe índio mas da era moderna, ele não conseguia interpretar os sinais que lhe permitissem prever o tempo, no entanto, para não correr muitos riscos, foi dizendo que sim senhor, deveriam estar preparados e cortar a lenha suficiente para aguentar um inverno frio.

Mas como também era um líder prático e preocupado, alguns dias depois teve uma ideia. Dirigiu-se à cabine telefónica pública, ligou para o Serviço Meteorológico Nacional e perguntou: "O próximo inverno vai ser frio?" -"Parece que na realidade este inverno vai ser mesmo frio" respondeu o meteorologista de serviço.

O chefe voltou para o seu povo e mandou que cortassem mais lenha. Uma semana mais tarde, voltou a falar para o Serviço Meteorológico: "Vai ser um inverno muito frio?" "Sim," responderam novamente do outro lado, "O inverno vai ser mesmo muito frio".

Mais uma vez o chefe voltou para o seu povo e mandou que apanhassem toda a lenha que pudessem sem desperdiçar sequer as pequenas cavacas. Duas semanas mais tarde voltou a falar para o Serviço Meteorológico Nacional: "Vocês têm a certeza que este inverno vai ser mesmo muito frio?" "Absolutamente" respondeu o homem "Vai ser um dos invernos mais frios de sempre."

"Como podem ter tanto a certeza?" perguntou o Chefe. O meteorologista respondeu "Os índios estão a aprovisionar lenha que parecem uns doidos."

É assim que funciona o mercado de acções.

recebido por e-mail

Também me parece. As descida das acções provoca a recessão e a recessão provoca a descida das acções? Ou melhor, uma cambada de accionistas e governantes estão a brincar com a Humanidade! Talvez se lixem também! Está criado o caos, o caldo ideal para a Revolução!

Ainda a propósito de crise financeira, no Extrafísico, conheci este vídeo que aconselho, como recurso didático, a qualquer professor que ensine Economia às criancinhas:

7 comentários:

José Lopes disse...

A história repete-se, os peritos enganam-se e enganam-nos, os banqueiros e seus acólitos ostentam a sua riqueza, fruto da usura e da mentira, e cá estamos nós para pagar a conta.
Desta vez penso que se as coisas demorarem a ser resolvidas, teremos um sarrabulho dos diabos.
Cumps

Beko the Great disse...

Frase Chave:Está criado o caos, o caldo ideal para a Revolução!

Força!

aDesenhar disse...

com este video aprendi aluns truques da economia reinante que me passava ao lado, de tal forma que vou pedir uns Euros ao Governo para abrir um banco, já que estão aí os milhões para distribuir, também tenho direito a uma fatia do bolo.
"Penso eu de que..."

Tiago R Cardoso disse...

não faz mal, 20 mil milhões aquecem qualquer um.

j. manuel cordeiro disse...

São as fábulas dos tempos modernos ;-)

SILÊNCIO CULPADO disse...

Pata Negra

Um bom alerta que contribui para a compreensão dos factos. É que a maioria das pessoas vive de ilusões....

Abraço realista

Abrenúncio disse...

Felizmente que não tens que lidar com estes problemas relacionados com o mercado livre, ao que parece a crise mundial ainda não chegou ao sector das bolotas. Mas é sempre bom ires-te preparando porque quando o subprime chegar aos sobreiros não te safas.
Saudações do Marreta.