sexta-feira, 14 de maio de 2010

PS - Partido da Sinceridade

Mas até já no Brasil implicam com os gajos?!

E entretanto!... Enquanto!...

"A RTP 1 transmitia em directo as cerimónias de Fátima.
A SIC transmitia em directo as cerimónias de Fátima.
A TVI transmitia em directo as cerimónias de Fátima.
A RTP África transmitia em directo as cerimónias de Fátima.
A TSF transmitia em directo as cerimónias de Fátima.
A Rádio Renascença transmitia em directo as cerimónias de Fátima.

Tive medo de ligar a torradeira!..".
(entre aspas encontrado num e-mail que enviaram ao Cantigueiro)

Entretanto, cheio de coragem, mesmo não tendo pão, liguei a torradeira. Deitou fumo. Pensei na rede eléctrica, na tomada, no PT, na EDP, na REN, na teia de generais, sargentos, cabos, fios de ligação que partem da central térmica de interesses - aqueles cabrões entraram-me casa a dentro pelo cabo de alimentação da torradeira! O fumo já não era o de "habemos papa" mas sim de "habemos acordo":  o Partido da Sinceridade  e o Partido da Sinceridade Decalcado anunciavam a Salvação aos PECadores. Da torradeira saiu uma voz, com sotaque de papa, que dizia: "vamos foderunt, estás salvo!"

Reduziram-me os rendimentos do meu trabalho, reduziram-me os direitos de cidadão, aumentaram-me os impostos e as contribuições. Fiquei aliviado, senti-me com um futuro mais risonho e pensei para comigo: só eu é que estou doido, só eu é que ligo a torradeira sem ter pão e ouço vozes estranhas a sair no meio de fumo.

Voltei á sala e fiz "zapping". Todos os canais faziam cobertura a uma grande manifestação de populares em Fátima. Não tinham cartazes nem palavras de ordem. Alguns tinham estolas vermelhas, outros cachecois vermelhos, outros acenavam lenços da Renova. Não reclamavam nada dos seus governantes, nem do seu país. Tinham expressões tristes mas afirmavam felicidade, não advinhavam o futuro mas acreditavam que o sol podia rodar, deitavam lágrimas à sua sorte mas o seu clube era um dos maiores a jogar, não acreditavam no presente mas davam graças por já não usarem lenços de linho como os seus avós.

Pois é, nem a TV, nem a minha torradeira dizem, mas no final do mês a seguir a Abril, mês das espigas,  mês das cantigas, mês de Maria, mês do Dia do Trabalhador vai haver uma Manifestação a sério.
29 de Maio




9 comentários:

Zé Povinho disse...

A minha indignação já começou a afectar o vocabulário e as imagens que vou colocando no meu pasto.
Tiraram-me do sério.
Abraço do Zé

MARIA disse...

Um texto construído de forma tão inteligente, juntando o humor a uma escrita de excelência e a um raciocínio impressionante que passa uma mensagem a que infelizmente muitos continuam a não reagir por forma nenhuma.
Acho que nem rezando ...
As dificuldades deviam aguçar o engenho popular, mas não parece que assim aconteça. Tudo paira sob o manto amorfo da indiferença...
Já a si Majestade, estes "choques de torradeira" sem dúvida aguçam-lhe o engenho e a arte .
E se a suas artes na paz são majestais, devo dizer-lhe que este texto mostra bem como é também imbatível na "guerra"!

Excelente momento e excelente reflexão a proporcionada por este seu texto.

Um beijinho amigo

Maria

do zambujal disse...

É pá!, deixa-me parar de rir, de limpar as lágrimas (que não são só de riso), para te aplaudir a mãos ambas... os pés ambos reservo-os para umas caminhadas, a treinar para 29 de Maio, com grande vontade de darem uns bons pontapés nesta merda toda (mas sujava os sapatos... tem de ser de outra maneira).

Grande abraço

antonio ganhão disse...

Mesmo a tua torradeira fala pela voz do Papa! Somos um povo católico na nossa bovina complacência ou na nossa revolta.

Ferroadas disse...

E nesse dia (29 de Maio) que tal a paralisação total do país, em manifestações de norte a sul. Se assim fosse, mostraria-mos a essa corja de incompetentes que ainda temos dignidade.

Abraço

Anónimo disse...

Nós homens estamos feitos! Só falta pagar imposto por dar uma keka na mulher, qualquer dia ainda aparece mais esse.Além de tanto que a sua torradeira anunciou:) ainda se esqueceu de mencionar algo mais. Compriendo...! O fumo era tanto que ela se disperçou.Parabéns! Gostei de ler.O povo é sereno!!! Um abraço

salvoconduto disse...

Admiro o teu sangue frio, ainda tens torradeira...

opolidor disse...

Pata
só falta mesmo isso , esturricar os coiratos... e são capazes se deixarmos.
abraço

Marreta disse...

Cuidado, é preciso muito cuidado para não se atribuir à sigla Partido do Sabão.

Dia 29?! Então não é um Sábado??!! Manifestação num Sábado, o dia da imperial e do caracol?! Manifestação é num dia de semana, de preferência nos 5!

Saudações do Marreta.