quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Tratem-me da saúde

A minha carteira tem cartão de condução, cartão do contribuinte,  cartão de eleitor, cartão do cidadão,  cartão de residente, cartão do banco, cartão de desconto, cartão de cliente, cartão de ponto, cartão jovem, cartão do sindicato, cartão da associação, cartão do clube, cartão de utente, cartão de saúde!... Eh tanta coisa que eu sou!...Serei eu um boneco de cartão?!
Depois de aparentemente ter enlouquecido, de ter perdido o emprego sem direito a subsídio, fiquei perdido! Sei bem onde tenho a carteira, desta vez não a perdi, ela é que me perdeu. A minha identidade rejeitou todos os cartões. Procuro-me e não me encontro! Já corri a estante, o quintal, os montes e vales das redondezas, a casa da Mariquinhas e, nada, não há sinais de mim! Se por acaso alguém encontrar um indivíduo com ventas de porco e pouco asseado, desnorteado sem centro, com ar desempregado, sem carteira, sem cartões, sem saúde e sem dinheiro, devo ser eu. Nesse caso, é favor contactar-me através do numero de telefone: 231 202 093.

Sem saber do meu paradeiro, dirigi-me ao Centro de Saúde. Achei muito estranho, estava tudo mudado, o balcão de atendimento, outros funcionários, etiquetas com preços por todo o lado... e atendeu-me uma senhora com um estranho soutien.
- Olhe minha senhora, eu concordo inteiramente com o princípio do ultilizador-pagador, se você fumou e contraiu cancro, se comeu muito toucinho e teve um à você, se andava na azeitona e caiu de uma oliveira, porque diabo hão-de os saudáveis pagar os seus descuidos!?  Um país não pode hipotecar a sua economia na prestação de serviços de saúde a quem não se cuida ou no prolongamento da vida de quem já nada pode dar à sociedade! Mas o meu caso é diferente, eu não estou doente por culpa própria! Foram os governos e as suas sociedades anónimas que me trataram da saúde e da identidade! Agora exigo que me informem do meu paradeiro, que me localizem, que identifiquem a minha situação, que me deixem viver sem cartões e que me atribuam um subsídio para a substituição das fitas coloridas do guiador da minha bicicleta!
- O sinhô é uma meda! Não pechebe nada! Isto  já não é um centlo de saúde! É uma loja de chineses!
- Ah é!? Se eu sou uma merda porque é que me comem todos os dias!? Querem cartões?!Querem identidades?! Para mim não existem chineses, nem pretos, nem brancos, nem audis, nem bicicletas! Existem apenas porcos e suinicultores!
E, dito isto, num impulso de rara lucidez, peguei num monte de cartões de embalagens que estavam atados à entrada do edifício e fugi com eles em cima do guiador da minha bicicleta.
Já estou melhor, vendi os cartões, fiz algum dinheiro com eles e ninguém viu um porco a andar de bicicleta! ...
- Ó Pistola, vou à rua ver se me encontro, tu não precisas de tabaco?! Dá-me ao menos um euro para eu pôr gasóleo na bicicleta!

...atendeu-me uma senhora com um estranho soutien.


4 comentários:

salvoconduto disse...

Espera aí, espera aí que eu vou tratar do teu caso, mas não saias daí, não te deslocalizes, se não depois não te encontro. uma bicicleta com um guiador com fitas coloridas, não é? Guenta aí que eu vou de skate, primeiro vou ao Miguel Bombarda, por algum lado tem que se começar, o pior é se fico internado...

M A R I A disse...

Oh Majestade, então Rei respeitável num reino um tanto desgovernado é certo, em que o executivo respectivo se diz homem mas chamam-no de herbívero não percebo porquê, acho desconsiderante, para mim herbívero também tem alma de bicho, mas enfim... deixa-se ofender uma por uma chinoca que parece estar para dar à luz e a torneira do leite materno tem forma de porco.
Sabe que mais, devia dizer-lhe : em vez de me morder a mim Rei em mau trato vá mas é morder as cabeças que trás ao peito.

Majestade, tenho comigo uma bússula. Com gosto lha facultarei. Mas vossa Majestade jamais se perde, eles, os outros, é que não acompanham o seu pique..


Um beijinho amigo


Maria

Zé Povinho disse...

Esse estranho soutien indica que a senhora está bem abastecida, não diz é a marca do combustível!
Abraço do Zé

maceta disse...

Pata : tem calma que eu amando-te uma bússola para o teu telefone.