sábado, 10 de março de 2012

Salvé ó blogosfera

A evolução trouxe-nos a roda, a máquina a vapor e o transístor. A informação teve a pedra, a imprensa e a internet. A democracia perece no voto, acontece agora na blogosfera!

O voto é determinado em função de técnicas de propaganda, de preconceitos, de impulsos de crença, aplauso ou rejeição.

Ler e escrever na blogosfera é um acto de cidadania acessível a muitos. Do voto ao acto de estar presente no ciberespaço vai um salto histórico que determinará profundas alterações políticas e sociais. Elas estão aí, podemos conhecer todas as opiniões e não só aquelas que os meios de comunicação nos querem mostrar, podemos cantar com todos os poetas e não só com aqueles que respeitam a gramática e a moral, podemos manifestar a nossa achega e não nos limitarmos à singeleza do boletim de voto.

Na blogosfera gritam agora vozes historicamente silenciadas, viajam diariamente os que acordaram do tédio das leituras do romance do pivot ou da televisão feita à medida de compulsivas audiências.

Tomara que não acordem os atingidos e que não descubram desejadas censuras electrónicas. Nós aqui estamos, nem de lá nem de cá, aqui!

Confesso que me dão um gozo incrível a fluidez destas andanças! Todos os dias descubro novos blogs, inocentes e desinteressantes, de clique em clique encontro blogs de registo e de eleição! Sempre que posso escrevo coisas inocentes e desinteressantes que para mim, contudo, não o são!

Aqui estou, abrindo a mão, levantando o dedo, distinguindo o dedo médio, apontando o dedo, deixando uma impressão!

Serve este post como satisfação devida a alguns amigos, de andar a gozar da liberdade de não me apetecer postar, nem ler, tenho andado de volta das batatas, das cebolas e dos leitões... voltarei em força quando me apetecer! Viva a liberdade! Viva a democracia! E que abram muitas vagas de Filosofia em Paris!

16 comentários:

M A R I A disse...

Muito lúcida, muito assertiva esta sua apreciação sobre a blogosfera.
Cada vez mais a todos os níveis se vai tomando consciência do valor que este espaço pode ter na formação e na partilha de ideias, para além do potencial informativo e pese embora muitos cidadãos ainda o tenham apenas como um mero reduto lúdico.


Também passo fases de não ter vontade de escrever, creio que todos as passamos. Até que elas próprias passam e a vontade regressa e parece que tudo se renova e ilumina no nosso pensamento.

E nada se perde, mesmo se nem sempre se escreve, porque mesmo o que não está escrito, não deixa de
estar guardado.


Gostei muito deste texto, da sua visão ampla e assertiva que é a de sempre, com que olha qualquer realidade.


Um beijinho sempre amigo

Maria

salvoconduto disse...

Eu também distingo o dedo médio, mas em se tratando deste reino dos leitões levanto o polegar não deixando de assinalar que há blogs e blogs, há ler e chafurdar.

Abraço.

Zé Povinho disse...

Boa análise. Escolher entre o trigo e o joio nem é difícil, mas é aborrecido ver há tanto hipócrita e safardana por aí...
Abraço do Zé

Crisântemo Ciclomotor disse...

Como as coisas são! Deste texto já nã gostei. Tem um cheiro a requentado...
Mas há quem diga que gosta. Serão honestos?
Cumprimentos
Crisântemo Ciclomotor
(Primo da Rosa Mota)

cid simoes disse...

Um post que dava para uma tarde de saudável discussão.

M A R I A disse...

Majestade,

Voltei a este Reino para aonde de quando em vez escapo porque só sinto nele o aroma das flores frescas dos campos a beleza rubra das papoilas, as majestáticas vestes dos lírios selvagens dos campos do meu País que amo, pese embora o que por cá se passa e que a todos nós preocupa.
Requentados ?!... hummm, não, seguramente. Deve ser algum palito entalado no tubo carborador de um ciclomotor que passou pisando as ervinhas do chão.
:)
Honestos, os seus comentadores ?!... Eu, pelo menos nem política sou e quando não gosto de um texto prefiro não o comentar. Aliás, não gostando , nem me demoro a lê-lo.


Os seus, leio sempre e até releio algumas vezes, gosto do modo leve e sarcástico com que fala de coisas tão sérias, gosto da sua escrita que é de verdadeira excepção.

Um beijinho amigo

Maria

Crisântemo Ciclomotor disse...

Querida Maria.
Quando escrevo "requentado" quero dizer que a menção a "a roda, a máquina a vapor e o transístor" já é velha: já a li aqui umas quatro vezes. E até parece que a evolução tecnológica acabou no transístor. É redutor principalmente para quem tem um blogue...
Quanto à honestidade dos comentários, não me diga Maria, que acredita na sinceridade de todos eles. Não quero magoá-la mas também alguns dos seus comentários parecem-me exagerados. Tudo o que o Pata Negra escreve é fantástico e superior.
Por exemplo a afirmação de que "este Reino para aonde de quando em vez escapo porque só sinto nele o aroma das flores frescas dos campos a beleza rubra das papoilas, as majestáticas vestes dos lírios selvagens dos campos do meu País que amo, pese embora o que por cá se passa e que a todos nós preocupa" que hoje li faz-me rir. Passei a acreditar que o chocolate, em exagero, tem efeitos alucinogénios...
Crisântemo Ciclomotor
(Primo da Rosa Mota)

Zé Marreta disse...

Volta volta, e traz muitas batatas e cebolas e leitões nacionais, mas sem pestícidas.
Quanto às vagas em Paris, parece que estão a abrir várias para Religião e Moral.

Saudações!

Pata Negra disse...

Maria
Um abraço e vá só aos cafés que gosta! Quem vai a um café e não gosta deles é porque os primas já não lhe ligam!

M A R I A disse...

Obrigada Majestade, um beijinho para si.

Meu (minha) caríssimo (a) Crisântemo Ciclomotor ainda bem que se riu. Diz-nos a ciência que comprovadamente rir faz muito bem.
Agora se o riso lhe vem induzido do consumo de chocolates, não se exceda a bem do seu colesterol :) Um abraço.


NB- ah sim, no meu caso, o Rei não me paga para o elogiar, faço-o porque a meu ver, MERECE, assim como no seu caso o lê invariavelmente pela mesma razão.
Estou certa, seguramente.

Beijinhos, até sempre, vai ver-me sempre por aqui, pode ir preparando o sorriso para mais saúde pelo riso.:)


Maria

Crisântemo Ciclomotor disse...

Para começar não é na minha terra que está a decorrer o Festival do Chocolate; depois acho deplorável que o dono de um blogue tome partido por um comentador em desfavor de outro. Já pouco falta para este espaço deixar de ser democrático e os comentários passarem a ser censurados e só serem divulgados os dos «lambe botas».
É notório que a Maria tem um estatuto privilegiado neste blogue e que o Pata Negra tem um lugar também privilegiado no coração da Maria.
Mas, que diabo, façam um esforço e tentem disfarçar os vossos sentimentos.
Crisântemo Ciclomotor
(Primo da Rosa Mota)

M A R I A disse...

Caro Crisântemo(a)

Até me sinto mal por responder porque considero que o Autor deste blog que já é uma instituição há vários anos na blogosfera, pese embora só recentemente nos desse o prazer de nele se apresentar,o(a) amigo(a) Crisantemo(a) naturalmente cioso(a) de aproveitar do muito de qualidade que o mesmo tem para oferecer.
+
Faço-o porque não sou mulher de disfarces em matéria alguma e porque ostensivamente me insta a uma questão : deveria eu "disfarçar que o Pata Negra tem um lugar priviligiado no meu coração" ? Então e porque devia disfarçar ? Ao contrário , de forma aberta, transparente e frontal sempre disse que este blog tem uma visão única, que não se encontra em nenhum outro espaço da blogosfera, a meu ver e que resulta das características de uma escrita crítica mordaz, mas muito lúcida, temperada com uma capacidade de expressão também de excepção , como contador de contos, histórias, de poesia, tudo matérias que priviligio. ENTÃO se realmente as priviligio porque o disfarçaria ? Vê algo de menos adequado ou acertado no facto deste blog ser uma das minhas preferências de leitura na blogosfera ? Então porquê ?
*
Mais
nunca conheci o Autor do blog, mas nunca o vi emitir preferências de comentadores. Convenhamos caro Crisantemo que é mais fácil ser simpático com quem é simpático para nós, do que com quem vem para desestabilizar ou inconscientemente produz esse efeito.
*
Se eu o tratar com simpatia, é humano que me responda com simpatia, assim como é humano e natural o contrário, em caso inverso.
*
Tudo ponderado : o que quer que esconda ? É isto! Não há razão para esconder os blogues que mais gosto. O Crisantemo esconde os seus ? Porquê? Não estará a esconder outra coisa ? Já eu aqui NADA TENHO A ESCONDER .

Um abraço.

Boa semana.

Crisântemo Ciclomotor disse...

Crisântemo é masculino, não só gramaticalmente como de facto.
Tem razão, querida Maria: o autor deste blog é único entre os muitos que povoam a blogosfera. Posso nem sempre comentar os seus escritos mas todos os dias espreito na esperança de encontrar qualquer coisa. Às vezes encontro e fico desiludido porque são textos que nada me dizem, designadamente quando me deparo com «poesia» sem métrica, sem rima e, fundamentalmente para mim, sem sentido. Lá por se empinarem umas frases, que às vezes nem isso são, umas sob as outras e se empregarem uns termos sem conexão, umas vírgulas e umas reticências não fazem desse texto um poema. Como diz o meu primo Malmequer, isso é uma m****.
Quanto às histórias que o Pata Negra nos oferece, isso é outra coisa. Aquela maneira de contar é única, vai fazer escola e outros o irão tentar imitar.
Resumindo: gosto imenso da prosa do Pata Negra e não gosto da maioria da sua poesia. E fico espantado quando vejo rasgados elogios a ambas as manifestações literárias pois não acredito que quem os comenta esteja sempre a ser sincero.
(Vem aí o chefe, vou ter que arrumar a tralha e ir para casa dormir. Amanhã continuo).
Crisântemo Ciclomotor
(Primo da Rosa Mota)

M A R I A disse...

Como vê afinal as nossas discordâncias não são tão grandes: aprecia sinceramente a prosa deste blogue! Eu aprecio a consciência cívica óbvia, a capacidade crítica, um certo culto aos bons valores tradicionais portugueses, a par de uma abertura óbvia e militante "à era das novas tecnologias", aprecio os conceitos sobre a vida, a família, a comunidade, o bem comum, aprecio a escrita que além de ser irrepreensível tecnicamente é de uma criatividade e imaginação que não encontro noutro lugar e a poesia.
Porque, caro Crisântemo, só aprecia a poesia quem não procura nela um sentido, quem simplesmente a sente.Experimente lê-la só com a alma, verá que me compreende.

Não julgue assim da muita ou pouca sinceridade dos outros, caro amigo:
ninguém recebe nada em troca ou espera algo em troca quando comenta um blogue, tanto mais num espaço aonde a maioria das vezes as pessoas nem sabem quem são, nem sequer se conhecem pessoalmente.

Eu parto de premissa diversa : não há razões para que se minta nestes espaços, a alternativa do silêncio, mesmo se não queremos magoar alguém bastaria para a evitar.

Veja por exemplo nós : não nos conhecemos, mas quase já "falei" aqui mais consigo do que com o Autor do blogue cujo conteúdo gosto muito e também não conheço e descobri que temos algo em comum , eu e o Crisântemo:

Gostamos da mesma prosa .
Acredito que ainda gostará da poesia que aqui se faz ou não a viria ler.
Certamente não vem cá pelos comentários :)

Um abraço

(NB- peço desculpa, não vou continuar a responder só por respeito ao espaço deste blog,
mas tenho blog
também e email, será com sincero prazer que querendo o Crisântemo,
continuaremos esta animada conversação)

Crisântemo Ciclomotor disse...

Cara Maria, aceito o repto.
Um dia destes visito-a no seu blog ou envio-lhe um email para continuarmos a conversa.
Um abraço
Crisântemo Ciclomotor
(Primo da Rosa Mota)

maceta disse...

só não sabem dar valor à liberdade aqueles que nunca sentiram o adesivo na boca...

abraço