quinta-feira, 5 de julho de 2012

Estou num desassossego

Estou num desassossego por tudo o que se está a passar, anda tudo passado, parece que nada se passa e a minha intervenção não consegue ir além da piada sem graça, da rima pobre ou da chalaça. 
Como se não bastasse, verifiquei agora que o texto da última mensagem, a das moscas, que está em itálico, não é meu mas dum tal Bernardo Soares, como similarmente acontece na presente mensagem, com o que não está em itálico. 
De facto, acontece-me por vezes escrever coisas que venho a reencontrar escritas por outros, sem possibilidade de  ter existido plágio ou desmemorização.
Outras vezes encontro trechos que não me lembro de ter escrito - o que é um pouco de pasmar -, mas que nem me lembro de poder ter escrito - o que me apavora. Certas frases são de outra mentalidade. É como se encontrasse um retrato antigo, sem dúvida meu, com uma estatura diferente, com umas feições incógnitas - mas indiscutivelmente meu, pavorosamente eu.
Eu, cujo espírito de crítica própria não me permite senão que veja os defeitos, as falhas, eu, que não ouso escrever mais que trechos, bocados, excertos do inexistente, eu mesmo, no pouco que escrevo no pouco que escrevo sou imperfeito também.
Vim a descobrir que esse tal Bernardo Soares não é militante do PCP mas um heterónimo de Fernando Pessoa com o qual, óbvia e modestamente não ousarei comparar-me. Esta mensagem de desassossego - vejam: mensagem, desassossego -  não se liberta da propositada coincidência, do tem jeito, do engraçado, do pretensioso escritor de gaveta e é apenas uma forma desajeitada de evitar revelar a intenção ou reconhecer a imprudência de uma mosca quando se aproxima dum prato de sopa de letras de Pessoa.

5 comentários:

jrd disse...

È bom que continues assim, porque gente sossegada nesta terra, mnão pode ser recomendável.
Abraço

Cristina Torrão disse...

O post da mosca lembrou-me mais o Kafka do que o Fernando Pessoa...

José Lopes disse...

O desassossego é uma boa característica para um bom analista de carácter, foi o que me foi ensinado há muito tempo...
Cumps

cid simoes disse...

Um copito de MOSCAtel e que viva o desassossego.

D"SUL disse...

O Rei tem os dias contados....
U
http://expresso.sapo.pt/chefe-tiger-pizza-de-leitao=f737367