sábado, 21 de julho de 2012

O ator Rui Carvalho é meu amigo?!

Acabei as férias. Vim ver a pocilga e as caixas de correio. Uma catrefa de comentários, menor que o número de anedotas sobre Miguel Relvas, mas um número de mensagens de correio eletrónico a fazer inveja aos convocadores de manifestações via facebook. Não sei por onde começar. Tenho de postar. Há um comentário de um tal Rui Carvalho. É um grande amigo mas não costuma fazer suíno-reflexões. Existe também um ator com esse nome mas não gosto dele e, por isso, se ele aqui viesse também não deveria  gostar de mim. Intriga-me o comentário. Publico-o. Obrigado Rui Carvalho - és tu?!

 Rui Carvalho (sem ofensa) disse...
Quando a Igreja fez vingar a Senhora de Fátima, outras Senhoras, outros Santuários, foram ficando sem “fregueses”. Para a maioria dos crentes a Senhora de Fátima passou a ser a Senhora de todos os milagres. Usando uma imagem já utilizada, digamos que a Senhora de Fátima, qual eucalipto, “secou” todas as santas ao seu redor e poucos continuaram devotos das suas santas de antigamente. Mas mesmo esses vão a Fátima!
Dir-me-ão: a Senhora da Agonia, a Senhora de Matosinhos, a Rainha Santa, a Senhora da Boa Viagem, o S. Bentinho e outras de santos e santas ainda são importantes. Tirem-lhes os comes e bebes (e pagas) associados, os carroceis, o fogo de artifício e verão o que lhes acontece. E, na verdade, para a maioria dos que lá vão, a Senhora de Fátima é que é capaz de todos os milagres.
Mas a que propósito vem este chorilho de disparates? Vem a propósito da secundarização dos blogues a favor do facebook (e do twitter?), as nossas senhoras de fátima da blogosfera. Como os eucaliptos, secaram os blogues. Basta comparar a quantidade (e a qualidade - agora é a despachar) dos comentários de há 3 ou 4 anos com os de hoje. 
Sigo desde o início o Rei dos Leittões, sempre gostei dos seus posts e também tinha prazer em ler os comentários dos que também o visitavam. Agora, apesar dos posts não desmerecerem dos de então, os comentários são telegráficos, a despachar, sem jeito. Anda toda a gente a coleccionar amigos no facebook, a inventar perfis, a indicar as suas preferências musicais, literárias e outras, sem tempo a perder com os dinossauros que insistem nos blogues. Para mim o facebook é uma mentira imensa, ninguém é o que lá dizem, todos querem ficar bem na fotografia e para isso mentem descaradamente e omitem tudo o que possa prejudicar a sua imagem. Não há maus, nem cínicos, nem loucos no facebook. É tudo boa gente…
E o que fazem os bloguers? À mingua de visitantes, perante a porcaria dos comentários, desistem, deixam de dizer as coisas interessantes que têm para dizer e todos ficamos a perder.
Faço sinceros votos para que o Rei dos Leittões não desista. Se continuar a ser ignorado pelos que dantes o visitavam, nem que eu tenha que inventar quatro ou cinco identidades diferentes, comentários não lhe hão-de faltar. 
O admirador confesso,
Rui Carvalho

Nas caixas de correio encontrei esta imagem do amigo Cid Simões. Santo Nome de Jesus! Conheço-os todos! Apenas tenho algumas dúvidas sobre o da ponta! Não é o António Ferro!?
Amanhã, depois de regar a horta, voltarei! Amen!

13 comentários:

salvoconduto disse...

Com amigos como esse ainda te vou ver fazer uma perninha numa tele-novela. Já agora, os meliantes da foto não estavam nem em Fátima nem na Nossa Senhora d'Agonia, estavam num sítio que eu cá sei, garanto-to eu que ainda um destes dias vi uma reportagem com uma Senhora que tem um bar de alterne no Vale de Santarém. Vai por mim.

Anónimo q.b. disse...

É pá daqui parece o Santana Lopes. Mas eu estou na África do Sul e está nevoeiro...

zeparafuso disse...

Com tanta gente boa no facebook, como é que o Mundo continua a piorar? Muito aldraba, aquela gente!
Abraço.

maceta disse...

amigos aos montes do facebook...fiai-vos na Virgem e vão ver que se f#dem...quem vos avisa sabe como são as pedras...metei nesses miolos que amigos não enchem uma mão...

abraço Pata

cid simoes disse...

O Sanatório de Fátima está para as igrejas e capelinhas como as grandes superfícies para o pequeno comércio. Não tarda muito que os curas e os que ajudam à missa não venham juntar-se ao milhão de desempregados. Não há deus que os ajude.

Compadre Alentejano disse...

Criei um blogue e bati-me sempre por ele. Facebook? desconheço! Basta dizer que só para sair de lá, é um problema muito grande.
Tenho, no meu e`mail, cerca de duzentos "artistas" à espera de amizade... mas, mesmo assim, vou dizer NÃO ao Facebook!...
Um abraço
Compadre Alentejano

Zé Povinho disse...

Eu sou um visitante assíduo deste espaço e continuo a deixar aqui a minha opinião. O facebook não é espaço que eu cultive ou onde deixe o meu pensamento.
Boa rega
Abraço do Zé

José Lopes disse...

O gosto de ler conduz-me aqui, ainda que esta foto no final me recorde gentinha que não me agrada.
Cumps

ferroadas disse...

O da ponta é mais um parvito que deve comer à conta...

Os restantes são uns bandalhos que o sistema pariu e mantém. O tipo da opus-dei tem a mão esquerda num local que ele não tem - tomates. O primeiro e o terceiro são dos gajos mais espertos do sistema, o primeiro pega-se a tudo o que cheira a protagonismo e poder, o segundo é vígaro e enganou todos. O quinto é um parvalhito que só sabe dizem amém aos seus chefes, estando sempre de acordo com eles. Deixo para o fim um tal Relvas, é o único português que conseguiu que o tratassem por doutor sem o ser. Genial.

Abraço

Anónimo disse...

O Dr. Alegre, esse triste, também é conhecido por nunca ter concluido qualquer curso.
Não estou a fazer comparações estou apenas a referir um facto.

O Puma disse...

Ainda bem que não somos perfeitos

caso contrário
nada teríamos para conquistar

Que nunca te doam as mãos

Zé Marreta disse...

Li para aí em qualquer lado que o Facebook tem vindo a perder "clientes", e que aqueles que por lá andam estão a gastar cada vez menos tempo a pastar lá.
No entanto, parece que ao invés de regressarem (aqueles que já andaram pela blogosfera), estão a mudar-se para a concorrência: Google +.
Nós vamos por cá andando até que a crise faça com que encerrem o estaminé e nos mandem para o desemprego ou reforma.

Saudações!

Alberto Cardoso disse...

Olá Majestade.
Os comentários que agora li tendem a desmentir o "Rui Carvalho", esse seu amigo e de quem Sua Alteza nem gosta. Pelos vistos o Rei dos Leittões tem muitos leitores e, todos eles, abominam o facebook.
Fico contente por sabê-lo.
Vénias para Sua Majestade, para a Realíssima Esposa, Infantes e Real canito.
Alberto Cardoso