sábado, 3 de novembro de 2012

Estamos em pleno neoliberalismo


É bom não esquecer que Passos Coelho sempre se assumiu como neoliberal. É bom não esquecer que o neoliberalismo é uma doutrina. É bom não esquecer que uma doutrina tem os seus pensadores. É bom não esquecer que nem sempre os que pensam estão do lado do povo. É bom não esquecer que o povo só se tem a si para se defender a si próprio. É bom que se lembrem que a greve é uma das poucas armas que restam ao povo.
Retirei da Classe Política esta citação que é das mais emblemáticas da cartilha neoliberal:

“ a sociedade teatraliza em todas as instâncias a luta pela sobrevivência. Somente os fortes sobrevivem cabendo aos fracos conformarem-se com a exclusão natural. Esses, por sua vez, devem ser atendidos não pelo Estado, que estimula o parasitismo e a irresponsabilidade, mas pela caridade feita por associações e instituições privadas, que amenizam a vida dos infortunados. Qualquer política de assistência social mais intensa atira os pobres nos braços da preguiça e da inércia. Os ricos são a parte dinâmica da sociedade. Deles é que saem as iniciativas racionais de investimentos baseados em critérios lucrativos. Irrigam com seus capitais a sociedade inteira, assegurando sua prosperidade”ou ainda “os homens não nascem iguais, nem tendem à igualdade. Logo, qualquer tentativa de suprimir a desigualdade é um ataque irracional à própria natureza das coisas. Deus ou a natureza dotou alguns com talento e inteligência mas foi avaro com os demais. Qualquer tentativa de justiça social torna-se inócua por que novas desigualdades fatalmente ressurgirão. A desigualdade é um estimulante que faz com que os mais talentosos desejem destacar-se e ascender ajudando dessa forma o progresso geral da sociedade. Tornar iguais os desiguais é contraproducente e conduz à estagnação. Segundo W. Blake: "A mesma lei para o leão e para o boi é opressão!".

5 comentários:

A. João Soares disse...

Caro Amigo,

São visíveis variados sinais de que Passos não se contenta com o Neoliberalismo e quer notabilizar-se pela criação do ultraliberalismo, estilo Bilderberg, que imporá aos portugueses, «custe o que custar».

Abraço
João

A. João Soares disse...

Boa noite

Por apreciar este blogue e como as regras do Prémio DARDOS referem que devemos indicar os blogues a que o atribuiríamos, decidi inclui-lo no conjunto de blogues a que o atribuí.

O Prémio pode ser visto aqui: http://joaobarbeita.blogspot.pt/2012/11/agradeco-o-premio-dardos.html

Deixo ao seu critério a exibição, ou não, do referido Prémio.

João

Compadre Alentejano disse...

Estou convencido que o miúdo de Massamá nem sabe qual o liberalismo que está a seguir!... Para mim,é o de fornicar o povo...
Abraço
Compadre Alentejano

Olinda disse...

Este texto,ê tao ultra,tao primârio,que dâ vontade de rir.Os seguidores da seita,teem um cêrebro de minhoca,mas que hâ adoradores de joelhos pelos fundamentalistas irracionais desta doutrina,lâ isso hâ.O Gaspar,deve consultar bîblicamente,a cartilha,todas as noites.Serve-lhe de afrodîsiaco.

maceta disse...

Tambem acredito que o tal de Massamá tem as fracas ideias muito mal cimentadas, faltam alguns cabelos brancos neste assomo de governo...falta a noção que eles não têm sobre o que devem representar.

abraço