domingo, 31 de maio de 2015

6 de Junho - Dia da mãe

- Acorda João! Vais perder os 3 como eleitor! O pai já votou antes da missa enquanto eu fui comprar sardinhas! Disse que eu podia ir depois do almoço contigo, que nos emprestava a mota! Levanta-te filho do diabo! São três da tarde! O pai já foi para o café jogar às cartas e deixou-te a mota!
Cumprido o dever e o direito e já em casa, a mais de 500 m  da mesa:
- Sei que não são coisas que se perguntem mas como estamos entre mãe e filho e foi a tua primeira vez,  em quem votaste João?
- ....
- Cruzes canhoto filho! Não digas isso a ninguém! Ai se o teu pai sabe! Bem dizia ele que era má política dar-te a liberdade de não ires à missa! Se as pessoas sabem? Já viste João o que vão dizer de nós!?...

Passados 10 anos:
- Acorda João! Hoje é dia de eleições! O pai diz que já não vai votar! Já foi para o café jogar às cartas mas deixou-te as chaves do carro para tu me levares aos votos. Ou tu também já não votas?!
- Eu voto sempre, tenho pena é que não votes como eu!
- Aí é que tu enganas! Por vezes os filhos também nos ensinam algumas coisas! A partir de agora voto sempre nos teus! Não digas é ao pai nem a ninguém! Fica um segredo nosso!

Passados tantos anos, Deus pela morte, tirou o direito de voto à minha mãe - a lei da vida! Só tenho pena de não lhe ter explicado que muito antes de eu, surpreendentemente, a ter levado a votar assim, já ela me tinha ensinado, naturalmente, a votar do mesmo modo.


21 comentários:

Pata Negra disse...

E haja o primeiro filho da mamãe ou dos que dão o poder a estes filhos da mãe por omissão, que me venha para aqui comentar que o dia da mãe não é a 6 de junho!

Rogério G.V. Pereira disse...

É, é dia da mãe
E também
Dia do pai, dia da criança e do avô
Eu vou!

Luís Neves disse...

Pata Negra,
muitas vezes podemos perder o controlo às personagens que criamos.
Não sei se é subtil, se é cobarde, se é romântica a forma que encontraste para falares do próximo sábado. Eu estarei lá, voando nas asas da ave nida e espero não te encontrar. Não quero estar lá com a ficção, quero lá estar com a realidade. Não vou desfilar, vou marchar!
Paz à alma da tua mãe e guerra aos filhos da mãe que não nos deixam em paz!
Dum teu apreciador mas mais da força dos que marcham!
Abraço para ti e antebraço para os que tenho atravessados

Mar Arável disse...

Abraço fraterno

Manuel Veiga disse...

antes de sermos, já éramos - no leite das mães.

Zé Marreta disse...

Então mas isto agora anda uma semana adiantado?

...lá vêm os robôs, as sandes, as bebidas, rsss..., agora carnes, isto é pior que a NSA!...

Saudações humanóides!

Mar Arável disse...

Filhos dos Homens que nunca foram meninos

Anónimo disse...

Até Sábado!

José Lopes disse...

Será sempre que o homem assim o desejar. O votos, esse ainda demora a acontecer, mas já está decidido.
Cumps

Maria disse...

Não consigo sequer imaginar forma mais original de honrar a sua mãe.
Toca fundo, o que a brincar, disse com tamanha profundidade.
É por isso que ainda hoje se houvesse eleições votaria em si para Único Soberano dos destinos das nossas gentes.
É por isso que ainda hoje lhe chamo, como lhe chamaram a brincar Majestade. Tem-na , realmente.

Anónimo disse...

Fui e não te vi porque eram muitos iguais a mim e a ti!

ANÓNIMO II disse...

O Zamalek, líder do campeonato do Egito, anunciou esta terça-feira a renovação do contrato de Jesualdo Ferreira por mais…um mês.

O treinador português tinha contrato até ao final julho, mas o campeonato só termina no início de agosto. Desta forma, ao prolongar o vínculo ao clube, o treinador pode terminar o campeonato antes de, como já anunciou, dar por concluída a sua carreira.

O Zamalek é líder destacado da liga do Egito com mais nove pontos do que o ENNPI e do que rival Al Ahly.

ANÓNIMOIII disse...

Está confirmado. Ricardo Sá Pinto é o novo treinador do Belenenses, tendo assinado contrato válido por duas épocas.

Através de comunicado, a SAD do Belenenses não deixa de «desejar as melhores felicidades ao treinador, com a certeza de que fará um ótimo trabalho, bem como certamente dará a melhor continuidade ao crescimento deste projeto vencedor».

Sá Pinto, acompanhado pela restante equipa técnica, já esteve no Restelo e confessou que «é uma honra treinar o Belenenses».

ANÓNIMOIV disse...

Um estudo do ISCTE conclui que a maior parte dos clínicos inquiridos defende que o Serviço Nacional de Saúde não aguenta mais cortes. 80% dos médicos acha que as reformas afectaram a qualidade dos cuidados.

Um estudo realizado pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) concluiu que quase 60% dos clínicos que trabalham nos centros de saúde e 44% dos que estão nos hospitais públicos tenham sentido falta de material básico, como papel, luvas ou agulhas. O trabalho foi realizado a pedido da Ordem dos Médicos e os dados foram recolhidos através de inquéritos enviados por correio aos clínicos inscritos na ordem. Os questionários foram recolhidos até Janeiro de 2014 e os resultados contam com as respostas de uma amostra de 3442 médicos, dos quais foram excluídos 259 que não estavam a trabalhar.

“O estudo procurou ser um primeiro mapeamento geral em escala da experiência dos médicos sobre a intervenção da troika em Portugal. Conseguimos perceber que a realidade do sistema de saúde apresenta dinâmicas internas muito variáveis, mas as respostas dos profissionais do Serviço Nacional de Saúde apresentam resultados tendencialmente piores do que os do sector privado, o que significa que o ajustamento foi particularmente sentido no sector público”, disse ao PÚBLICO Tiago Correia, professor e investigador do ISCTE-IUL e coordenador do estudo “O Sistema de Saúde Português no Tempo da Troika: A Experiência dos Médicos”, apresentado nesta segunda-feira em Lisboa.
POIS

ANÓNIMO V disse...

O procurador Rosário Teixeira, responsável pela investigação na Operação Marquês, entende que José Sócrates, em prisão preventiva há seis meses, pode ainda, nesta fase, perturbar "de forma significativa" o inquérito e "a recolha e a conservação da prova". Também considera que subsiste, "ainda que de forma mais diminuta", o perigo de fuga. Perante estes fundamentos, o procurador do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) decidiu ontem propor a manutenção da prisão preventiva ao arguido mais mediático do país, um dia depois de Sócrates ter recusado a pulseira eletrónica por proposta do Ministério Público. Decisão que teve a concordância do juiz de instrução Carlos Alexandre, que teria sempre a última palavra no destino do preso 44, suspeito de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção.
Depois de ter deixado o país em suspense até às 18.30 de ontem, Carlos Alexandre decidiu manter Sócrates "sujeito à medida de coação em que se encontra", acolhendo a proposta do Ministério Público (MP), que considerou que, "não havendo consentimento do arguido à utilização da pulseira eletrónica, ficou inviabilizada a substituição da prisão preventiva por domiciliária".
O advogado do ex-primeiro-ministro, João Araújo, garantiu ao DN que vai apresentar recurso da decisão de manter Sócrates em prisão preventiva: "Vou recorrer sempre de todas as decisões que ponham em causa a liberdade do meu cliente", afirmou. E garantiu que Rosário Teixeira cometeu uma ilegalidade por não ouvir o ex-líder do PS sobre esta segunda promoção do Ministério Público.

ANÓNIMO VI disse...

Última proposta de Atenas é considerada insuficiente. Primeiro-ministro grego discute hoje situação com Merkel e Hollande.
O primeiro-ministro grego pediu o apoio do seu partido numa altura em que as negociações entre Atenas e os credores atingiram uma fase que descreveu como a mais "crucial". As últimas propostas enviadas pela Grécia parecem não convencer parceiros europeus, que exigem mais reformas.
"O partido tem de ter um papel de apoio substancial aos esforços do governo", disse ontem Alexis Tsipras numa reunião da comissão política do Syriza, referindo também que as negociações estão na sua fase mais "crucial". A ala mais radical do partido, conhecida como Plataforma de Esquerda e que inclui cerca de um terço dos seus 149 deputados, tem mostrado ser contra a adoção de qualquer medida de austeridade, ameaçando que a Grécia poderia falhar pagamentos aos credores e até defendido a sua saída da zona euro.
Na reunião de ontem, o primeiro-ministro descartou mais uma vez um cenário de eleições antecipadas e garantiu que o apoio popular "é a maior arma" da Grécia nas negociações, sublinhando que o mandato do executivo era muito recente e forte.
A Grécia apresentou ontem uma proposta de três páginas sobre temas fiscais e outro documento sobre a dívida aos credores. "O lado grego vai continuar a trocar pontos de vista com os credores a um nível político, aguardando com interesse a sua resposta oficial", disse fonte oficial do governo de Atenas.

ANÓNIMO VII disse...


O governo, a TAP e a Parpública terão um feriado de trabalho para garantir que o futuro da companhia aérea possa ser decidido já amanhã em Conselho de Ministros. "Os assessores estão a trabalhar com a velocidade possível face ao volume de documentação e complexidade das propostas", afirmou ontem Sérgio Monteiro, adiantando que "vamos precisar de todas as horas" para que seja possível tomar uma decisão relativamente ao novo dono da TAP.
Os pareceres, tanto da companhia aérea como da holding estatal que detém as ações da companhia, são imprescindíveis para perceber qual a melhor proposta de compra. A TAP está a olhar para o projeto estratégico de David Neeleman e Germán Efromovich, e a Parpública para os seus projetos financeiros.
Os assessores das duas empresas estão reunidos e, até ao fecho desta edição, não havia ainda sido entregue qualquer documento de análise. Fonte próxima do processo admitiu ao DN/Dinheiro Vivo que "se conseguirem terminar a tempo, os pareceres devem chegar esta quarta-feira ao governo". Foi assim que aconteceu em maio. Os candidatos entregaram as ofertas vinculativas a 15 maio e, no dia 20, o governo já conhecia as posições face aos projetos estratégico e financeiros.

ANÓNIMO VIII disse...


OS ANTIGOS COMENTADORES DESTE BLOGUE OU MORRERAM OU ESTÃO MORIBUNDOS. APOSTO QUE A MAIORIA DESERTOU PARA O "FACEBOOK" E ESTÃO MUITO CONTENTINHOS PORQUE TÊM MUUUUUIIIIITTTTTOS "AMIGOS", CENTENAS SE NÃO MILHARES, DE "GOSTOS" NAS BANALIDADES QUE LÁ 'POSTAM'. ESTÚPIDOS! NEM O "FACEBOOK" NEM O "TWITTER" SE PODEM COMPARAR A UM BOM "BLOGUE", AINDA MENOS A UM QUE DURANTE ANOS PROVOU SER DE QUALIDADE MUITO ACIMA DA MÉDIA. OS "BLOGUES" PASSARAM DE MODA? CÁ VOS ESPERO QUANDO CONCLUÍREM QUANDO SE ARREPENDEREM DA DESERÇÃO.
P.S. OUVI DIZER QUE O TREINADOR DE FUTEBOL DO BENFICA VAI PARA O SPORTING. SERÁ VERDADE?

ANÓNIMO IX disse...

O ANÓNIMO IX FOI TRABALHAR. PEGA ÀS 6 HORAS. ATÉ ÀMANHÃ.

Anónimo disse...

Será verdade?

"A Barraqueiro vai comprar a TAP com o dinheiro que o PCP andou a gastar em autocarros para se manifestar contra as privatizações."

Erege disse...


Guarda um Rosário, ainda seja dos pequenos, debaixo do travesseiro.
Desde que tomei esse costume, os problemas se solucionaram mais facilmente, e é um bom método para os que têm insónia, verão que amanhecem com o rosário nas mãos e tiveram um bom descanso!
As acções tem mais força quando se sabe sua origem.
Uma formosa história...
Você não conhece a história do rosário?
Eu sempre me perguntava: a quem se ocorreu repetir as Ave Marias tantas vezes? Que sentido tem? Etc.
Agora se compreende que a cada vez que o rezem, cada Ave Maria é uma preciosa rosa para a Virgem. Estou seguro de que todos conhecemos esta bela oração que é o Santo Rosário.
Uma lenda conta que um Irmão Leigo (que não era sacerdote) da Ordem dos Dominicanos, não sabia ler nem escrever, por isso não podia ler os Salmos, como era o costume nos conventos da época. Então, quando terminava seus trabalhos pela noite (ele era o porteiro, o varredor, o hortelão, etc.) ia à capela do convento, ficava frente à imagem da Virgem Maria, e recitava 150 Ave Marias (o número dos salmos), logo se retirava a sua sela para dormir. Pela manhã, de madrugada, se levantava antes de todos os seus irmãos e se dirigia à capela para repetir seu costume de saldar à Virgem.
O Irmão Superior notava que todos os dias, quando chegava à capela para celebrar as orações da manhã com todos os monges, havia um delicioso odor de rosas recém cortadas e lhe deu curiosidade, pelo que perguntou a todos quem se encarregava de adornar o altar da Virgem tão belamente, ao que a resposta foi que ninguém o fazia, e não se notavam flores faltando nos roseirais do jardim.
O Irmão leigo adoeceu com gravidade; os demais monges notaram que o altar da Virgem não tinha as rosas de costume, e deduziam que era o Irmão quem punha as rosas. Mas como? Ninguém lhe havia visto jamais sair do convento, nem tão pouco sabiam que comprara as belas rosas. Uma manhã estranharam que ele se havia levantado, porém não o encontravam em nenhuma parte. Ao fim, se reuniram na capela, e cada monge que entrava se assombrava, pois o irmão leigo estava ajoelhado frente à imagem da Virgem, recitando extasiado suas ave Marias, e a cada uma que dirigia à Senhora, uma rosa aparecia nas floreiras. Assim ao terminar suas 150 saudações, caiu morto aos pés da Virgem.
Com o correr dos anos, Santo Domingo de Gusmão, (se diz que por revelação da Santíssima Virgem) dividiu as 150 ave Marias em três grupos de 50, e os associou à meditação da Bíblia: os Mistérios Gozosos, os Mistérios Dolorosos e os Mistérios Gloriosos, aos quais o Beato Papa João Paulo II adicionou os Mistérios Luminosos.
PEGUEM SEU ROSÁRIO TODOS OS DIAS - Quando portas teu Rosário, é uma dor de cabeça para Satanás

- Quando usas teu Rosário, Satanás colapsa

- Quando ele te vê rezando o Rosário, se desvanece.

- Vamos rezar o Rosário cada vez, de maneira a mantê-lo desvanecido.

- Tu sabias que quando pensares em reenviar esta mensagem, Satanás vai tentar desanimar-te?

ÁMEN