sexta-feira, 22 de setembro de 2017

O candidato ingenuamente democrata


A RTRegional propôs aos candidatos do concelho do nordeste um debate entre cabeças, no dia xis, à hora ypsilon. 
O candidato Xis, pouco dado com a cidade dos estúdios da RTR, aproveitou a ideia-boleia da amizade com o ambiente e lembrou-se de propor ao candidato Ypsilon que fossem no mesmo carro. Como o candidato Ypsilon tem um carro de classe superior, seria de esperar que se optasse pela maior rapidez e pelo melhor conforto, além de que se trataria duma proposta difícil de desconsiderar dado que, se tornada pública, a ação ficaria bem à saudável convivência democrática e, se recusada, cairia mal aos olhos dos indecisos que são, afinal, quem decide quem ganha em todas as eleições. 

Por estas ou por mais autênticas e sãs reflexões, não houve hesitações, e os candidatos foram ambos no BMW,  fazendo a viagem falando de tudo menos de política.

Quando chegaram juntos ao parque da RTR já os outros cabeças estavam na receção e todos mostraram expressões de espanto pelo facto do Xis e do Ypsilon terem chegado os dois no mesmo carro. Com certeza que pensaram que ali  havia gato, farinha ou artes de geringonça no ar. 

Quando no ar, houve mesmo um deles que fez referência à cena como insólita, fazendo Ypsilon dizer sentir-se orgulhoso por a achar normal e Xis fazer a consideração de que o assunto não tinha interesse algum para o debate.

Mas quando, no calor duma troca de palavras, a discussão descambou e Xis carregou em Ypsilon, este, politicamente correto, cismou uma decisão que ali não poderia verbalizar.

Só quando, no final, ambos se encontraram no exterior dos estúdios, foi dito alto e em bom som:
- Agora vais a pé!
Xis não regressou à terra a pé, apanhou a camioneta.
A história correu e dividiu o eleitorado, havendo quem louvasse a generosidade e o sentido de justiça do candidato Ypsilon e quem defendesse a humildade e a injustiça de que foi vítima o candidato Xis.
E a pergunta é: quem vai ganhar as eleições? Penso que o candidato Ah.

Sem comentários: