sábado, 6 de janeiro de 2018

Amanhã há tempestade


Os media não mentem só por razões políticas, por servirem a voz dos donos ou por falta de investigação sobre a verdade da notícia original. Os media mentem por dá cá aquela palha, por cliques ou por audiências.

A evolução científica e tecnológica tem permitido aperfeiçoar os métodos de previsão da meteorologia mas não ao rigor e ao pormenor que muitos serviços querem fazer parecer: o tempo daqui a um mês, às dez horas de amanhã trovoada em Albergaria dos Doze, o aviso com cores, são coisas a que já nos habituámos - às vezes acertam, outras tantas não.

Os media gostam do tema e ao menor indício dramatizam a previsão: fazem manchetes, ampliam as informações, desenvolvem notícias e o recetor iça as antenas, clica, lê e comenta com o vizinho. Isto porque está preocupado porque vai fazer uma viagem, porque espera uns amigos a quem quer mostrar a zona, porque tem de mudar o telhado, porque tem de fazer a vindima ou muita roupa para enxugar.
Enfim, o estado do tempo é uma coisa que interessa a todos. Não é por acaso que é o tema porque puxamos quando temos de inventar conversa para não dizer só bom dia.

Isto aconteceu este fim de semana, os tipos, lá prenderam os seus leitores, ouvintes, cliques na página, gostos, para grande consolo dos contadores digitais, alerta, alerta e está certo, o tempo não está por aí além mas também não era preciso exagerar tanto garantindo que vinha aí uma tempestuosa tempestade com nome e tudo.

Eu que queria festejar 25 anos, fiquei chateado. Fiquei chateado, não por o tempo não estar assim tão mau, talvez um pouco por ter adiado a festa, sobretudo, por ter clicado em tudo o que anunciava tempo, escutado com atenção os noticiários, ter acreditado na conversa do meu vizinho e afinal o céu até estar lindo.

- 25 anos eu? Eu não disse de quê! Poderia ter havido festa se não tivesse acreditado nos media que nos enganam a curiosidade por trinta moedas.

Nota: o título original era "Se disserem que amanhã há tempestade, duvidem sempre" mas como vou partilhar no facebook optei por "Amanhã há tempestade".

8 comentários:

Rogério G.V. Pereira disse...

A imprensa escrita continua em queda livre

http://hugogil.pt/queda-bastante-acentuada-na-venda-de-jornais-no-5o-bimestre-de-2017/

E, no que se refere a TV
cá em casa a FOX é que se vê
Pena não haver
um PIG p´ra gente ver

Luis M Borges disse...

Pois foi. Fiquei alarmado, avisei a minha filha, ela cancelou uma viagem. Acho que o dito e "respeitado" Instituto Português Ambiente e Mar, também tem culpas no cartório. Devia exigir a verdade e responsabilizar a tal CSocial???!!! por estes desmandos. Claro, que enviei um e-mail nada simpático a este Instituto, que no momento não passa de um reles Provedor da Santa Casa das Tempestades. Idiotas...vão se catar...Luis Borges

Judite Castro disse...

E os 25 anos? Comemoraram-se?
Para a semana volta a haver 25 anos para comemorar.

O Puma disse...

Que chovam relâmpagos

Manuel Veiga disse...

um boa enxurrada é qu´isto estava a precisar..,
ainda por aí cada seca!

Zé Povinho disse...

O Borda d'água era mais certeiro...
Abraço do Zé

Maria disse...

Gostei.
Como encontra-lo no facebook ?

Pata Negra disse...

Maria:
facebook - Pata Negra (mas sou uso para partilhar coisas do reino.

bjs