quinta-feira, 18 de outubro de 2018

O rebanho dos zé-ninguém, as ovelhas, os cães, os lobos e os cabrões.


Não devo ser o único que reteve o nome de Wilhelm Reich por ele ter escrito um livro com o nome, arriscado para a época, " A função do orgasmo". Também não devo ser o único que já ouviu falar do livro mas nunca o leu. No meu caso a temática diz-me pouco, sobre o ponto de vista intelectual, é claro.

Acontece que vim a travar conhecimento do autor através duma obra com o título traduzido, "Escuta Zé Ninguém" e que li, assim num só jogo, num dia cinzento de janeiro de 79. Na altura a leitura marcou-me tanto que a recordo mais que o meu primeiro orgasmo que me acontecera alguns anos antes. Aliás, desse episódio, retenho fraca memória, não me lembrando sequer se ocorreu sozinho ou com companhia.


Do "Escuta Zé Ninguém" ficou-me o hábito de fazer uma auto-crítica contínua de modo a ter consciência dos atos ou opinões em que estou a ser um zé-ninguém. 


Se não fossemos todos uns zé ninguém, poderíamos ter mais controlo sobre o nosso destino e sobre a História. Mas não, não passamos dum rebanho conduzido pelos latidos dos cães que agem às ordens do grande monstro capitalista. Os pastores existem apenas no nosso imaginário religioso. Umas centenas de indivíduos anónimos, põem e dispõem do nosso quotidiano, tendo ao seu serviço os políticos e as instituições que nos governam. As pessoas do povo não passam de ovelhas, cabras, carneiros, cordeiros ou cordeirinhos mansos. Existem também as ovelhas negras, que barufastam mas não fazem mossa; os lobos que causam prejuízos aos donos disto tudo, fazem frente aos cães mas não poupam o rebanho. 



Retiro o que disse: não sou um zé-ninguém, não sou caprino ou canino. Embora dominado, o serviço que farei aos cães da frente e aos senhores, sim aos senhores, do mundo, será sempre ser porco, porco para com eles, bácoro para o povo e rei para os leitões.  Com isto tudo já me esquecia de chamar aos capitalistas, cabrões.

2 comentários:

cid simoes disse...

Estava a ver que te esquecias.

Zambujal disse...

Um texto de antologia. Com testículos!
Pérolas a porcos? Não!!! Sementes ao vento em tempo de vendavais.

Abraço