quinta-feira, 11 de abril de 2024

Antipático o raio que os parta!

O fotógrafo rabeava à minha volta no pequeno estúdio, dando jeitos em tripés, projetores e na minha pessoa: gola, cabelo, cabeça, ombros e o raio que o parta, nunca mais estava tudo bem.  E, na hora do passarinho, nem ele, nem a minha mãe, me conseguiram arrancar a expressão da lei: uma pessoa para ficar bem na fotografia tem de arreganhar.

Foi assim e assim continuou a ser em todas, conforme testemunha um quadro que tenho na sala com cartões de identidade da juventude: de estudante, da JCP, de militar, de sócio da ARCA, passageiro da CP, condutor de velocípedes e músico de cabaré.

Sou, portanto, um fulano sisudo, carrancudo, incapaz de responder com uma gargalhada a uma boa anedota, que só mostra os dentes se tirar a prótese.

A minha primeira foto tipo passe foi para tratar da documentação da matrícula no ensino preparatório. A minha mãe lá foi toda contente, comigo de má cara ao lado dela, e só voltou a dar um passo pelos meus estudos quando foi com o meu pai a Coimbra carregar o carro com as minhas gabardinas e sebentas. Foi então que me fez a pergunta: “Filho, que curso é que tiraste que as pessoas perguntam-me e eu não sei dizer?”.

E o meu pai virou-se para ela, apontou para mim e observou contente:

- Mulher, afinal ele ri! 

Já com o canudo, tentei candidatar-me a tudo e quando candidato à Junta da minha freguesia, ao fim de horas de sujeição à tortura fotográfica, nem um dente brilhou na objetiva, pelo que os responsáveis da lista desistiram de mim com o objetivo de não afastar os eleitores. 

Na verdade eu rio-me muito por dentro, a maior parte das vezes de mim próprio e nunca me conformei pelo facto de tanta vezes me dizerem, com descarada simpatia, que sou um mal-encarado. Também já me aconteceu rir com amizades novas que me revelam: enganaste-me bem, afinal és um monstro de simpatia.

A verdade é que o atributo de ter cara de poucos amigos, prejudicou de tal modo a minha carreira e a minha vida, a ponto de me ir reformar na mesma classificação em que comecei, cepa torta e de, com esta bonita idade, ainda não ter passado do primeiro casamento.

Na verdade… a verdade… mirando a foto e o espelho… eu era e sou bonito!

6 comentários:

JANITA disse...

E que Curso é que tirou, afinal?
Nenhum?!

Tintinaine disse...

A Janita queria saber qual foi o curso tirado em Coimbra. Pelo que tenho lido pode ser o mesmo que eu lá tirei, «Escritor Marinheiro». Estes profissionais são aqueles que navegam na net e escrevem umas merdas engraçadas nos blogs!

Pata Negra disse...

É importante o nome do curso? Neste caso julgo que serve Engenharia da Suinicultura!

Janita disse...

Não, Tintinaine, o nome do Curso é-me indiferente. Tanto se me faz que fosse de Medicina Veterinária, como de Engenharia de Suinicultura.
Perguntei porque pelo risinho do leitão que nunca ri, fiquei com a ideia que devia ter sido um Curso de Passeante de Livros pelo Choupal e etc e tal, percebe?

Obrigada por ter vindo falar por mim e em meu auxílio.
Mas, sabe? Eu tirei um Curso na Universidade de Oxford onde me especializei com distinção em lidar com toda a espécie de bichos ufanos e altaneiros.
Um abraço para si.

Anónimo disse...

Ufano e altaneiro, claro! É o Rei!

Janita disse...

Mas isso das monarquias não é coisa própria da direita?
Pensei que vós, os apologistas da esquerda comunista, fossem contra todo o tipo de imperialismo...afinal, enganei-me!