sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vá, façam vocês em novembro!

Gosto de estar à beira mar sentado a observar, uma a uma, as pessoas a passar, de lhes medir os corpos, de lhes julgar o andar, de lhes estudar expressões e de especular acerca de quem são e de onde são.

Nada que não se possa fazer numa paragem de descanso de desfile de manifestação aos Restauradores. E estava eu ali sozinho nesse entretém quando uma senhora de 80 anos upa lá, de mala de senhora pela curva do braço, de vestuário bem encaixado na idade, muito mais baixa que eu, que não sou alto por aí além, encostou a sua isolação à minha e estendeu-me unicamente estas palavras, assim sem mais nem menos, sem boa tarde, sem adeus, ou quem és tu: 

- Eu nunca vi tanta gente em toda a minha vida! Ui Jesus, o povo que para aí vai! Venho lá de cima do Marquês e vem gente de todas as ruas, a Avenida é uma enchente, aqui é o que se vê! Credo Santo nome de Deus! Em toda a minha vida nunca vi tanta gente! 

E dito isto seguiu, de passos pequenos mas frequentes, para o Rossio. Não faço ideia de onde vinha, para onde ia ou porque estava ali. Nem sequer interessa se era manifestante, transeunte, se ia para sua casa que era logo ali, se dava a sua volta habitual ou se ia apanhar a camioneta para o Samouco. O que fiquei foi muito contente de ter visto aquela senhora entre tanta gente e de entre tanta gente ela me ter visto a mim e de ambos termos visto tanta gente como uma senhora nunca viu em 80 anos.

 




2 comentários:

Rogério G.V. Pereira disse...

È pá, eu que só para o ano é que terei 80 anos
gostava de ter tropeçado em ti
e de fazer eco ou coro
com a dita dizendo a vozes
"Credo Santo nome de Deus! Em toda a minha vida nunca vi tanta gente!"

Como tenho a certeza que nem tu nem ela lá estarão em Novembro
fico em casa
ou
vou ver se chove

Abraço suino

Tintinaine disse...

O pobre do André Ventura teve que levar com um cravo no recto para aprender a dizer as verdades da nossa política com mais jeitinho. É que ele é muito bravo, o presidente Marcelo que o diga!