sábado, 25 de abril de 2009

25 de Abril - precisa-se.

Ano após ano, Abril vai-se-nos sumindo por entre documentários, testemunhos e comemorações; vai-se-nos sumindo por entre as leis, o poder e os governantes; vai-se-nos sumindo por entre os papéis, as máquinas e as portas dos locais de emprego; vai-se-nos sumindo nas escolas, nas repartições e nas ruas; vai-se-nos sumindo entre os dedos – o 25 de Abril não é para guardar entre mãos, é para agarrar! Está escorregadio?! Untemos as mãos com as areias que nos atiram para os olhos! Dói? Não tivéssemos permitido que o untassem com manteiga!

Todos cantam o Grândola, é uma vergonha! Salazar passa a nome de praça no dia 25, é uma afronta! Sócrates é primeiro-ministro, é uma tragédia!

Só festejarei o 25 de Abril com outro 25 Abril, tudo o resto ou é fachada ou é saudade.
E para que não se banalizem as imagens, um youtube diferente.

14 comentários:

polidor disse...

para quem o viveu físicamente e participou é, de facto, a desilusão...mas, insistir no que é válido e honesto e democrático é quase um dever...

abraço

manuel gouveia disse...

Sua majestade está plena de razão! Sume-se o 25 de Abril, sume-se Portugal nesta porcolandia!

manuel gouveia disse...

Roubei o que aqui escreveste para o 2711...

Meg disse...

Amigo Pata Negra,

Este teu post (e o outro da saudade) deixaram-me entalada.
Porque disseste o que há muito sinto, mas não tenho a capacidade de verbalizar, como tu o fazes, com as palavras certas.

E fico-me a reler as tuas palavras, e a desejar um novo Abril.

Um abraço

SILÊNCIO CULPADO disse...

Pata Negra

Não te digo que temos que ir à Pala?
Onde está a liberdade e a justiça social? Nas condições de trabalho muitas vezes desumanas quer em horários quer em vencimentos? Na justiça que só pune os pobres? Na saúde que só é direito para alguns? Na intoxicação de noticias que encobrem as realidades quando se trata de gente com poder? Que liberdade tem quem nada tem?
Viva o 25 de Abril por aquilo que representa e que poderá concretizar.

Abraço lutador

Compadre Alentejano disse...

Onde está a Liberdade? Pode estar em todo o lado menos em Portugal!
Por causa do Papa Açordas já recebi ameaças de toda a espécie...de vida, económicas e sociais, mas ainda não cedi, nem devo ceder...
O Papa Açordas, tem um programa editorial e há-de o cumprir até ao fim dos seus dias! Acaba, quando o Compadre Alentejano quiser, nunca por pressões...
Um abraço e, muita LIBERDADE
Compadre Alentejano

alberto cardoso disse...

Porra!!!
E aquela gaja a insistir na pala. Aquilo deve ser doença. A propósito de tudo e de nada lá vem a conversa da pala. Estou farto de tanto barulho que o Silêncio faz! Estou farto da pala! Já odeio o Siza por ter feito a pala e aquela merda não ter caído!
Alberto Cardoso
P.S. Espero que este desabafo não seja censurado (leia-se, apagado, banido) como aconteceu ao que fiz anteriormente, quando faltava uma hora para ser 25 de Abril e, a respeito dessa data, disse o que me ía na alma.
A.C.

Mariazinha disse...

Ontem estive na manif. e vi muita gente nova mas gostaria de ter visto mais união, mais contentamento por estarmos a festejar a nossa liberdade.Temo que daqui a uns anos o 25 de abril não passe de um mero feriado.

Beijokas

Savonarola disse...

O 25 de Abril revive-se todos os anos, mas concordo que está escorregadio. Sem dúvida que nos resta a saudade, mas é pouco para continuar a construir os ideais de Abril. Actualmente, foram-nos sendo roubadas as liberdades e os direitos e está cada vez mais difícil conservá-los. Mas temos que lutar para que o 25 de Abril não nos fuja das mãos, gritando sempre bem alto os seus valores, apesar das adversidades deste sistema corrupto que nos rodeia.

quink644 disse...

Caríssimo, tenho andado tão preocupado consigo... nem sei como lho diga... Deve ser uma cabala negra contra si, só pode:

http://porquemedizem.blogspot.com/2009/04/caminho-do-mexico.html#links

Por favor, diga-me que está bem...
um abraço,
quink644

quink644 disse...

Eu sei que é verdade o que Sua Alteza diz, porém, com estes vírus mutantes nunca é de confiar... Veja, um dia recusam o cherne, no outro já o aprovam...
Tenha cuidado e não perca a entrevista do Manuel Luís Goucha ao Injinheiro Sócrates...

vide:

http://porquemedizem.blogspot.com/2009/04/confissoes-publicas-e-uma-entrevista.html#links

Marreta disse...

Caro rei dos leittões, isto está a precisar urgentemente de um 26 de Abril, mas sem cometer os erros do 25. É necessário construir mais praças de touros...

Saudações do Marreta.

P.S.: Enquanto não se dissipar a ameaça de pandemia da gripe suína não ponho os pés nesta pocilga.

José Lopes disse...

Um novo 25 de Abril e muita lixívia para apagar de vez umas nódoas que teimam em não sair.
Cumps

Zorze disse...

Gostei muito do vídeo.
Estamos a precisar de uma nova revolução, mas agora, a nível mundial.

Abraço,
Zorze

Atchim, atchim...