sexta-feira, 17 de março de 2017

Ó Fátima, Deus, Virgem Maria!...


Nasci, cresci e vivo com Fátima. A minha mãe agradeceu à Nª Senhora de Fátima o meu nascimento. Em criança, pedi à lareira o terço que a Nª Senhora me pediu que pedisse. Quando fiz o exame da 4ª classe pedi à Nª Senhora do Rosário de Fátima que me ajudasse e passei. Já fui não sei quantas vezes a Fátima a pé e conheço de perto a realidade histórica e atual. Gosto de ir a Fátima porque lá se ouve o vento e interesso-me pelo fenómeno nas suas múltiplas vertentes. Conforta-me que a Igreja Católica não faça de Fátima dogma de Fé e rendo-me à evidência de Fátima existir. Ao fim de séculos de aparições e milagres por tudo quanto é ermo parecem ter parado por aqui as revelações do Céu. Parece que agora é mais difícil ou, ao que "aparece", já não é necessário!

Que ninguém ouse desmistificar Fátima porque Fátima interessa a todos. Interessa ao crente para aliviar a mente e acreditar em melhores dias. Interessa às freiras para terem casa e terem que fazer. Interessa aos padres para colmatar as ausências à Missa Dominical e apascentar os fiéis. Interessa aos bispos para se fazerem ver e serem ouvidos. Interessa ao Papa para sair de S.Pedro e recolher uns fundos e uns beijos. Interessa aos governantes quando não há Benfica ou a fadista está rouca. Interessa à região porque Fátima é turismo e é comércio. Fátima, interessa a todos! Calemo-nos, pois, todos! Quem souber rezar que reze! Quem souber ganhar que ganhe! Eu fico a ouvir o vento à sombra de uma azinheira de quem se sabe a idade!

O Papa vem aí? Pois que venha! Que pacifique os espíritos que falam com a Virgem e que a adoram, que não questione os factos que rezam a história e que, convenientemente e silenciosamente, dê um dedinho da sua mão beijada pelo turismo religioso que tanto jeito faz à nossa economia.
aujourd´hui je suis Marcelo

4 comentários:

Anónimo disse...

Que a Senhora te perdoe!...

O Puma disse...

" OREMOS "

Zambujal disse...

Já escrevi A Senhora lhe pague, em corruptela de uma peça de teatro chamada Deus lhe pague, que vi há muitas décadas (mais de meio século) e nunca esqueci, feita por brasileiros! Pois... a senhora te pague! Dizes tudo, e com clarividência (clara evidência!) e não sei como te agradecer. Olha, que Alguém te pague que eu sou um pelintra para tal dádiva sem preço.

Justine disse...

Gostava muito de ter sido eu a escrever este post!